E-Xport Meeting: último dia do evento destrinchou o sistema marketplace



E-Xport Meeting: último dia do evento destrinchou o sistema marketplace

Logística eficiente e soluções locais de pagamento foram elencadas como fundamentais em palestras da B2Brazil, ComSchool, DHL Express, Linkedin, Palletized e Payoneer.

O último dia do e-Xport Meeting: Semana do E-commerce Internacional, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), contou com dez oficinas, que destacaram o sistema de marketplace – plataformas de venda on-line que agregam diferentes vendedores e produtos com distribuição facilitada- e logística no comércio internacional. B2Brazil, ComSchool, DHL Express, Linkedin e Palletized, que eram os palestrantes convidados, abordaram diferentes temas do comércio eletrônico internacional, com orientações, dicas e referências para as empresas participantes.

O executivo do portal de negócios B2Brazil, Alexandre Moraes, explicou quais são os principais passos a serem tomados por empresários que sonham com a internacionalização de suas vendas através do e-commerce em marketplace. “No âmbito digital, mais do que no offline, é fundamental a presença constante e a comunicação contínua com o cliente. Para isso, antes de tudo, é importante ter um perfil completo, bem elaborado, que será sua vitrine, e dinâmica em responder dúvidas de possíveis clientes”, destacou Moraes.

O consultor de comércio eletrônico da escola de negócios digitais ComSchool, professor Maurici Junior, reforçou a relevância de um cadastro bem elaborado, para potencializar vendas. “Fazer o cadastro com uma riqueza de detalhes e especificações de cada produto da sua empresa não é perda de tempo, é a forma como o cliente irá recebê-lo e despertará o interesse de compra. O planejamento de conteúdo é importante”, explicou.  

O campo da logística foi explorado sob diferentes aspectos. A gerente de E-commerce e Desenvolvimento de Vendas na empresa de logística especializada em entrega internacional DHL Express Brasil, Anna Emmerich, explicou os diferentes tipos de exportação e trouxe, ainda, um elemento de importância crescente para o comércio internacional: a sustentabilidade aplicada aos negócios.  “Nós, enquanto empresa, nos preocupamos com a preservação do meio ambiente. Nossas rotas já são 86% sustentáveis e temos a meta de chegar a 0% em emissão de carbono nas nossas frotas”, pontuou Emmerich.

Maximiliano Trujillo, da companhia estadunidense Palletized, empresa especializada fulfillment para e-commerce, exemplificou como funciona o sistema de logística nos Estados Unidos para os empreendimentos estrangeiros. Trujillo pontuou, ainda, a relevância de tratar de aspectos contemporâneos para pensar em exportar, uma vez que a pandemia do Coronavírus trouxe cenários novos, como a aceleração do comércio on-line e, por conseguinte, o aumento da competitividade.

A captação de clientes foi enfatizada na oficina da rede social de negócios Linkedin com o executivo da plataforma, Jordano Medeiros, que pontuou as potencialidades de divulgação de produtos e serviços através do Linkedin.

Os meios de pagamento possíveis para internacionalização via marketplace foram tratados pelo chefe de parcerias estratégicas da empresa de serviços estrangeiros Payoneer, Juan Campetella e pelo gerente de vendas e desenvolvimento de negócios da Payoneer, Vitor Candido. Ambos destacaram como prático e estratégico contar com uma agência ou empresa parceira com atuação global, mas com capacidade de desenvolver soluções locais de pagamento, de forma que facilita o consumidor na hora do pagamento de boletos, por exemplo, e, assim, potencializa o número de compradores.

O e-Xport Meeting
O intuito do e-Xport Meeting é capacitar especialmente pequenas e médias empresas nacionais exportadoras, de B2B e B2C, de todos os setores (alimentos e bebidas, beleza e cosméticos, moda, calçados, móveis, máquinas e equipamentos) para inserirem seus negócios no comércio eletrônico internacional e melhorar a presença digital de forma contínua e sustentável. Foram quatro dias de evento com capacitações online, consultorias de inteligência de mercado, aceleração de negócios em plataformas B2B e B2C e mentorias em marketing digital, contando com a transmissão da experiência de empresas como Amazon, RangeMe, eBay, Alibaba.com, Mercado Libre, VTEX, e JD (plataforma chinesa), que apresentaram as funcionalidades, benefícios e o setup de cada plataforma, perfil de seus clientes, tráfego orgânico, além de promoverem treinamentos práticos para as participantes.