Editora alemã Suhrkamp Verlag é finalista do Prêmio Jabuti



Editora alemã Suhrkamp Verlag é finalista do Prêmio Jabuti

A editora alemã Suhrkamp Verlag é mais uma das concorrentes ao Prêmio Jabuti, que será entregue no dia 28 de novembro, na cidade de São Paulo. A publisher está entre as cinco finalistas da categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, que condecora o trabalho de editoras internacionais com livros brasileiros lançados no exterior.

O site do Brazilian Publishers — projeto setorial fruto de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — entrevistou o diretor editorial de literatura internacional da Suhrkamp Verlag, Frank Wegner. Ele comenta sobre as suas expectativas em relação à indicação ao mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela CBL.

A editora alemã foi nomeada por meio da publicação do livro “Meia-noite e vinte”, do autor Daniel Galera. O título foi lançado no Brasil pela editora Companhia das Letras, que é participante do Brazilian Publishers. “Para ser muito franco, a nomeação ao Jabuti significa muito. Nós temos demonstrado muito interesse na literatura brasileira há pelo menos 50 anos. O fato de sermos nomeados a esse importante e prestigiado prêmio é uma honra”, diz Wegner.

O diretor da Suhrkamp Verlag elogia o trabalho de Daniel Galera: “Daniel é um autor excelente, muito original, inteligente e único. Nós escolhemos publicar sua obra com uma paixão inconfundível”, ressalta ele.

Wegner conta ainda que a editora alemã conseguiu contextualizar o romance de maneira apropriada, e que a obra gerou um impacto forte aos leitores internacionais. A convite da editora, Daniel foi até a Alemanha para impulsionar sua visibilidade no país europeu. Durante a visita, o autor leu e conversou com seus leitores.

A CBL convidou representantes das cinco editoras concorrentes da categoria para vir ao Brasil e acompanhar a premiação. Os objetivos da premiação, ao incluir essa categoria no Eixo Inovação, são reconhecer a iniciativa de editoras estrangeiras que publicam autores brasileiros no exterior, dar reconhecimento às editoras brasileiras que exportam direitos autorais e tornar o Prêmio Jabuti mais conhecido internacionalmente.

A 61º edição Prêmio Jabuti será celebrada no dia 28 de novembro, às 19h, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, em São Paulo. Clique aqui e saiba mais sobre essa edição.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.