Editora Penguin Random House é uma das finalistas da categoria internacional do Prêmio Jabuti



Editora Penguin Random House é uma das finalistas da categoria internacional do Prêmio Jabuti

O Prêmio Jabuti condecora, há três anos, o trabalho de editoras internacionais que valorizam o mercado brasileiro por meio da categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior. A Penguin Randon House UK  é uma das cinco finalistas na corrida para receber a tão renomada estatueta dourada, que será entregue no dia 28 de novembro, na cidade de São Paulo.

O site do Brazilian Publishers — fruto de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — entrevistou Simon Winder, representante da Penguin Randon House UK sobre as suas expectativas em relação à indicação ao mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela CBL.

A editora Penguin Random House UK foi nomeada à condecoração por meio da publicação do livro “Brasil: Uma biografia”, das autoras Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling, lançado no Brasil pela Companhia das Letras. Simon se diz muito honrado pela indicação. “Nós sentimos que deveríamos publicar mais livros brasileiros e a nomeação (ao prêmio) nos incentiva pensar mais nessa possibilidade”, ele ressalta.

A Penguin Random House UK foi vencedora da categoria em 2017, o primeiro ano em que o Jabuti começou a condecorar as editoras internacionais. O grupo de finalistas estrangeiros abrange quaisquer gêneros lançados no exterior (em primeira edição) de autores brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros que possuam residência permanente no Brasil.

Winder se sente orgulhoso do livro que retrata a história brasileira, publicado internacionalmente pela editora inglesa. “É um livro maravilhoso, que lindamente retrata a diversidade e grandiosidade de um país tão grande com um complexo e difícil passado histórico. A nominação foi certeira, porque é uma obra muito original e ambiciosa”, diz. Sobre a expectativa em relação à premiação, ele diz que se sentiria absolutamente honrado em ganhar a estatueta em formato de Jabuti.

A CBL convidou representantes das cinco editoras concorrentes da categoria para vir ao Brasil e acompanhar a premiação. Os objetivos da premiação ao incluir essa categoria no Eixo Inovação são reconhecer a iniciativa de editoras estrangeiras que publicam autores brasileiros no exterior, dar reconhecimento às editoras brasileiras que exportam direitos autorais e tornar o Prêmio Jabuti mais conhecido internacionalmente.

A 61º edição Prêmio Jabuti será celebrada no dia 28 de novembro, às 19h, no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, em São Paulo.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.