Editoras brasileiras participam da Feira do Livro de Frankfurt
Entre os dias 16 e 20 de outubro, um grupo com 28 editoras brasileiras desembarca na Alemanha para a edição 71 da Feira do Livro de Frankfurt. A participação da delegação no evento, um dos mais aguardados da agenda internacional do ano, tem o apoio do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Neste ano, o grupo brasileiro dos segmentos de Ficção e Não-Ficção reúne 13 editoras: Bonecker, Bibliomundi, DeRose Editora, Ubook, Boitempo, Faro Editorial, Letras do Pensamento, Companhia das Letras, Arole Cultural, Global Editora, DSOP Finacial Education, Jaguatirica e Editora Estação Liberdade.
Pedro Almeida, diretor editorial da Faro, afirma que a feira representa o início das atividades de exportação de títulos da casa. “Há uma série de autores nacionais que podem ser negociados, pois temos investido muito em novos nomes, tanto de ficção quanto em não ficção. Nesta feira de Frankfurt faremos uma abordagem mais incisiva e, para isso, teremos uma cadeira dentro do estande do Brasil para receber e disponibilizar materiais sobre os nossos lançamentos”, explica.
Já a editora Estação Liberdade soma 25 idas ao evento. De acordo com Angel Bojadsen, diretor editorial da casa, um dos objetivos da participação é trabalhar os contatos internacionais da Estação Liberdade: “O nosso relacionamento com editoras no exterior, enquanto compradores de títulos, abrem caminhos para ver junto a players a possibilidade de exportar”, explica.
Em 2018, a delegação brasileira gerou US$ 700 mil, entre expectativas para os próximos 12 meses e negócios fechados durante o evento. Segundo Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da CBL e Gerente do Brazilian Publishers, tudo indica que esta edição tem potencial de gerar ótimos resultados.
“A Feira de Frankfurt é o ecossistema perfeito para divulgar a produção brasileira. Neste ano, estamos com uma delegação com editoras de peso e tenho certeza que não vão faltar oportunidades de apresentar os escritores nacionais ao mercado externo e prospectar negócios nos mercados-alvos”, afirma Fernanda.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.