Editoras do Brazilian Publishers participam de Bienal Internacional



Editoras do Brazilian Publishers participam de Bienal Internacional

Entre os dias 30 de agosto e 08 de setembro, a cidade do Rio de Janeiro recebe a XIX Bienal Internacional do Livro Rio. Considerado um dos maiores eventos literários do país, a Bienal proporciona debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais de promoção à leitura.

Neste ano, o evento conta com a participação de 15 editoras participantes do Brazilian Publishers — projeto de fomento à exportação de conteúdo editorial brasileiro realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). São elas: Faro Editorial, Companhia das Letras, Autêntica, Cortez, Edições Sesc SP, Escala, Global, Loyola, Mauricio de Sousa Produções, Melhoramentos, Senac SP, Senac RJ, Editora Senai, Ubook e Arole Cultural.

De acordo com a organização, foram convidados mais de 300 autores nacionais e internacionais e estima-se que 600 mil pessoas visitem o evento durante os 10 dias. Entre algumas das novidades da programação, estão espaços para negócios e uma nova área para as pequenas editoras. De acordo com Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da Câmara Brasileira do Livro e do Brazilian Publishers, essa é uma importante oportunidade para as editoras que buscam oportunidades de negócios no mercado internacional. “É um evento interessante, repleto de possibilidades e com uma participação intensa de leitores. Há também o fato de ele acontecer no Brasil e ao mesmo tempo ter uma visibilidade internacional, uma vantagem e tanto”.

Na programação, atividade que celebra os 50 anos da carreira de Ana Maria Machado. A homenagem acontece no dia 30 de agosto, no espaço “Café Literário”, no Pavilhão Azul. A Faro Editorial, nova no BP, também realiza comemoração em seu estande na Bienal: a publicação do seu 100º título. O anúncio do lançamento da editora aconteceu, inclusive, durante a edição de 2013 do evento.

Já o Pavilhão 4, no setor verde, fica a cargo da Liga Brasileira de Editoras (Libre), que reuni livros e uma programação cultural de suas associadas. Segundo Raquel Menezes, a ideia é levar à Bienal parte do conceito de seu já reconhecido evento Primavera Literária, voltado para as editoras independentes.

A Bienal é realizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela GL exhibitions. Além disso, conta com apoio da lei federal de incentivo à cultura, através da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, e da lei municipal de incentivo da cidade do Rio de Janeiro, lei do ISS.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.