Editoras internacionais já podem fazer inscrição para o Prêmio Jabuti



Editoras internacionais já podem fazer inscrição para o Prêmio Jabuti

Editoras internacionais, que publicaram no exterior livros de autores brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência permanente no País, em primeira edição, no período entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2018, em qualquer gênero, podem se inscrever na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior do Prêmio Jabuti até o dia 28 de junho.

A categoria foi inserida em 2017 como parte do trabalho de internacionalização do conteúdo editorial brasileiro promovido pelo Brazilian Publishers, projeto da Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Segundo Pedro Almeida, curador da 61ª edição do Prêmio Jabuti, a categoria é resultado também de uma demanda global. “Desde 2013, quando o Brasil foi o país homenageado em Frankfurt, o mercado internacional ficou mais atento à nossa produção. Nosso trabalho de divulgar e estimular o reconhecimento de livros brasileiros no exterior melhora ano a ano e possui resultados imensuráveis”, explica.

Em 2018, a Restless Books ganhou nesta categoria pela publicação de “Fim” (The End), obra com autoria de Fernanda Torres e divulgada no Brasil pela Companhia das Letras. Nesta edição, as editoras podem registrar obras de quaisquer gêneros lançadas internacionalmente (em primeira edição) de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018.

Para acessar o regulamento clique aqui. As inscrições do Prêmio Jabuti 2019 podem ser realizadas por meio dos sites www.premiojabuti.org.br ou www.premiojabuti.com.br

Reconhecimento no mercado brasileiro
Criado em 1958, o Prêmio Jabuti é um dos mais emblemáticos e importantes reconhecimentos de escritores na literatura brasileira. Ao longo das edições, a premiação passou por diversas repaginações e, neste ano, contemplará 19 categorias e um vencedor de Livro do Ano.

“A literatura é a principal fonte de disseminação de língua e cultura de um país, sendo capaz de fortalecer a economia e difundir sociedades”, explica Pedro Almeida. E completa: curador “esta premiação é o resultado de toda a jornada do autor, é a consequência da dedicação de todos os envolvidos no projeto”. O reconhecimento feito pelo Jabuti é o sonho de muitos escritores. Para se ter uma ideia da importância da premiação, em 2018 foram 1.963 inscritos.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.