Em sessão no Senado, Apex-Brasil promove o turismo gastronômico



Em sessão no Senado, Apex-Brasil promove o turismo gastronômico

O presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, participou nesta quinta-feira, 02 de setembro, de uma audiência pública sobre turismo gastronômico e desenvolvimento. Organizado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, coordenada pela senadora Kátia Abreu (PP-TO), a sessão contou ainda com a presença de Alex Atala, renomado chef e dono do restaurante DOM.

A sessão “A internacionalização do Turismo Gastronômico e da Economia Criativa como indutores do Desenvolvimento Regional” foi uma oportunidade para que o presidente da Agência compartilhasse com os parlamentares e convidados detalhes sobre os esforços realizados para promover a internacionalização da gastronomia brasileira.

Segundo Pestana, o setor de turismo gastronômico agrega valor às exportações brasileiras, ajuda a diversificar a pauta de exportações do agronegócio, ajuda o micro, o pequeno e médio produtor e é um indutor de desenvolvimento.

“A culinária brasileira carregada de uma mistura de ingredientes e regiões que constituem a diversidade cultural. Ao promovermos a gastronomia brasileira estamos promovendo o capital humano do nosso país”, afirmou o presidente.

Dentre as ações realizadas pela Apex-Brasil para impulsionar a internacionalização do setor, há a participação de empresas brasileiras em feiras internacionais, realização de cooking shows e a organização de viagens de jornalistas. “A Apex-Brasil reconhece o Brasil como um país continental. Temos uma abordagem por biomas, que orienta ações para promover produtos de regiões como os pampas, o cerrado e a mata atlântica, entre outros, como também desenvolvemos ações a nível subnacional para promover produtos típicos, como o caso dos queijos e a cachaça brasileira”, pontuou Augusto Pestana.

Agenda

Em outubro, a Apex-Brasil e outros parceiros realizarão um evento, em Santarém, para explorar as rotas gastronômicas de turistas europeus na Amazônia e organizar a oferta da culinária brasileira a fim de promover uma maior experiência de conhecimento sobre o Brasil. Iniciativas assim têm o intuito de destacar a diversidade cultural e gastronômica do país.

Veja o vídeo completo abaixo.