Emilio Fraia fecha contrato com a Lolli Editions para publicar “Sebastopol” no Reino Unido



Emilio Fraia fecha contrato com a Lolli Editions para publicar “Sebastopol” no Reino Unido

Autor brasileiro já levou sua obra a países como Suécia e Estados Unidos, além de vender os direitos para uma produção cinematográfica

“Sebastopol” (2018), aclamado livro de Emilio Fraia, irá chegar ainda mais longe. Após fechar contratos para lançar sua obra na Suécia e nos Estados Unidos, com traduções já em andamento, o autor brasileiro também vai publicar o livro no Reino Unido.

No Brasil, “Sebastopol” foi publicado pelo selo Alfaguara, da Companhia das Letras, editora participante do Brazilian Publishers — projeto setorial realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

De acordo com Emilio, a editora independente Lolli Editions mostrou interesse na história e vai levá-la às livrarias do país. A empresa o conheceu através da coletânea “Tools for Extinction”, para a qual escreveu um conto. “A editora, Denise Rose Hansen, reuniu autores que admiro muito, foi uma honra participar. A ideia era tentar refletir, no calor da hora, sobre o mundo de incertezas, medo e distanciamento social onde começamos a viver”, conta Fraia.

Animado com a oportunidade, Emilio conta que a Lolli é uma editora “muito conectada ao mundo das artes” e, apesar de independente, tem um bom espaço nas pequenas livrarias de Barbican, em Londres. “Eles fazem edições belíssimas dos livros e estou muito animado com esse lançamento”, o autor completa.

A estreia da obra no Reino Unido ainda não tem data, mas deve acontecer até 2021.

“Sebastopol”

Dividido em três contos distintos, as histórias de “Sebastopol” são independentes, mas, ao mesmo tempo, estão conectadas de maneira sutil por um andamento comum. O primeiro conto narra a história de uma escaladora que ao enfrentar o desafio de subir o Everest, sofre um acidente que muda sua vida. Descobre um vídeo, anos depois, em que um artista (e ex-namorado) parece narrar a sua tragédia.

Já a segunda narrativa, se passa no centro-oeste brasileiro. Um homem desaparece em uma hospedagem desativada e, aos poucos, vamos conhecendo mais sobre ele. No último conto, uma jovem, junto a um velho diretor de teatro, escreve sobre um pintor russo que nunca terminou uma de suas principais obras.

“Sebastopol” foi um dos ganhadores do prêmio da Biblioteca Nacional e finalista dos prêmios Jabuti e Oceanos. O livro teve, também, uma das três histórias publicada na revista The New Yorker, edição de dezembro de 2019.

Mais conquistas

Além dos lançamentos, Emilio Fraia também foi selecionado para participar de uma residência literária em Xangai, na China, no projeto Shangai Writing Program, que acontece desde 2008. “Estou muito feliz com a chance de escrever a partir de um lugar com uma cultura tão diferente, e acho que vai ser uma experiência transformadora”, ele finaliza.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.