Empresas apoiadas pelo Projeto Setorial de Promoção às Exportações da Cachaça são premiadas em concurso mundial de destilados
Apoio do Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça – Cachaça: Taste The New, Taste Brasil, desenvolvido pelo IBRAC em parceria com a Apex-Brasil, evidencia a qualidade da Cachaça no mercado externo
Novembro, 2021 – Um total de 15 Cachaças, de 12 empresas brasileiras apoiadas pelo Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça – Cachaça: Taste The New, Taste Brasil, foram premiadas no Spirits Selection 2021, um dos principais concursos de destilados do mundo.
Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade nacional representativa do setor, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça prevê uma série de ações para aumentar a base exportadora de Cachaça no mercado externo. Consolidar o reconhecimento da Cachaça como um destilado genuinamente brasileiro, e de qualidade internacionalmente competitiva, também está na pauta.
No total, 38 Cachaças de 20 empresas receberam o apoio do Projeto para a participação na competição internacional. As premiadas receberam medalhas Grand Gold, a principal do evento, Gold e Silver.
O Spirits Selection aconteceu entre 21 e 24 de outubro, em Bruxelas, na Bélgica. Para os três dias de degustação, foram inscritas 1.801 bebidas de 47 países.
Os produtores brasileiros, de forma geral, receberam 10 medalhas Grand Gold, a principal do concurso. Foram nove Cachaças premiadas com essa distinção e mais uma aguardente de melado. Com a performance, o setor da Cachaça se consolidou como líder entre as categorias de destilados participantes.
Dos 12 prêmios ‘Revelação’, concedidos para as bebidas que conquistaram as medalhas de Duplo Ouro, três eram Cachaças.
Segundo Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC, o projeto setorial visa criar oportunidades e dar visibilidade à produção da Cachaça de produtores de todos os portes, em especial, dos micros e pequenos produtores que não dispõem de recursos para promoção internacional. “Os concursos internacionais representam uma excelente oportunidade para que os pequenos produtores possam promover os seus produtos e obterem uma avaliação de um público altamente especializado. Os resultados alcançados no Spirits Selection comprovam que a Cachaça possui qualidade comparada a dos grandes destilados”.
“A participação da Cachaça e de outros destilados brasileiros ganhou repercussão, tanto pelo número de inscrições e premiações, quanto pela qualidade das amostras, que impressionaram os juízes. As diferentes cachaças e sua riqueza sensorial foram assuntos muito comentados entre os avaliadores”, completa Maurício Maia, embaixador do evento para o Brasil.
Wilson de Barros, proprietário da Cachaça Wiba, medalha “Grand Gold Medal” com as marcas Wiba Blend de Carvalhos 14 meses eWiba Amburana 6 meses “Sem o apoio do projeto setorial não teríamos condições de participar do concurso. As duas premiações, certamente, irão abrir mais portas, inclusive facilitar negociações que estão em andamento”, afirma.
“Quando ganhamos um prêmio desse entendemos que o esforço e a busca constante pela qualidade valem muito a pena. Nascemos em 2019 e, mesmo com a pandemia, seguimos em frente, crescemos, e estamos sendo recompensados. Essa medalha de ouro mostra que estamos no caminho certo para entregar um excelente produto ao consumidor“, afirma Marcelo Martins, proprietário da MARC Destilaria, medalha de ouro com a MARC Carvalho Americano Blend e também apoiado pelo Projeto Setorial.
Confira as empresas brasileiras que foram apoiadas pelo Projeto Setorial de Promoção às Exportações de Cachaça – Taste The New, Taste Brasil e premiadas no Spirits Selection 2021:
- Cachaça: Wiba Blend de Carvalhos 14 meses; Empresa: Cachaça Wiba; Medalha: Grand Gold Medal.
- Cachaça: Wiba Amburana 6 meses; Empresa: Cachaça Wiba; Medalha: Grand Gold Medal.
- Cachaça: Escorrega Tradicional 6 meses; Empresa: Engenho Caraçuípe; Medalha: Gold Medal.
- Cachaça: Marc Carvalho Americano Blend 1,5 Years; Empresa: MARC Destilaria; Medalha: Gold Medal.
- Cachaça: Cachaça Extra Premium 5 Anos Solera Weber Haus; Empresa: Weber Haus; Medalha: Gold Medal.
- Cachaça: Cachaça Premium 7 Madeiras Haus 2 Anos; Empresa: Weber Haus; Medalha: Gold Medal.
- Cachaça: Cachaça Matriarca Ouro Amburana 2 Anos; Empresa: Cio da Terra; Medalha: Gold Medal.
- Cachaça: Porto Morretes Premium 3 Years; Empresa: Agroecológica Marumbi; Medalha: Gold Medal.
- Cachaça: Água de Arcanjo Gold; Empresa: D’Arcanjo; Medalha: Gold Medal.
- Cachaça: Cachaça Matriarca 4 Madeiras Brasileiras 8 Anos; Empresa: Cio da Terra; Medalha: Silver Medal.
- Cachaça: Cachaça da Quinta Armazenada Tonel Inox; Empresa: Cachaça da Quinta; Medalha: Silver Medal.
- Cachaça: Cachaça Cabaré Premium 15 Anos; Empresa: Dom Tapparo; Medalha: Gold Medal.
- Cachaça: Tellura Amburana 3 Years; Empresa: Cachaça Artesanal Abadia; Medalha: Silver Medal.
- Cachaça: Cachaça Soledade Umburana 24 Months; Empresa: Fazenda Soledade; Medalha: Silver Medal.
- Cachaça: Pitu Vitoriosa 5 Anos; Empresa: Engarrafamento Pitu; Medalha: Silver Medal.
Mais informações sobre a premiação em: 2021 Spirits Selection: the results – Spirits Selection
Sobre o IBRAC: entidade representativa do segmento produtivo da Cachaça. Com abrangência nacional possui entre os seus associados as principais empresas (micro, pequenas, médias e grandes) do segmento produtivo da Cachaça de vários estados brasileiros, sejam elas produtoras, estandardizadoras ou engarrafadoras, que correspondem a mais de 80% do volume de Cachaça comercializado formalmente no Brasil. No Instituto também estão presentes 13 entidades de classe (estaduais/regionais/nacionais) do segmento produtivo. Com essa composição o IBRAC é a mais ampla representação de uma categoria de bebidas no Brasil Mais informações sobre o IBRAC e Projeto Setorial em Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC
Sobre a Apex-Brasil: a Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Apoia mais de 15 mil empresas em 57 setores, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.