Empresas brasileiras realizam USD 853,9 mil em negócios durante feira



Empresas brasileiras realizam USD 853,9 mil em negócios durante feira

Uma delegação com 14 empresas brasileiras participou da feira de vestuário e acessórios Coterie. Durante o evento, que aconteceu entre os dias 15 e 17 de setembro em Nova York, nos Estados Unidos, as empresas realizaram USD 853,9 mil em vendas e tem expectativa de fechar USD 1,9 milhão adicionais nos próximos 12 meses.

O grupo brasileiro contou com o apoio do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) e do Fashion Label Brasil — programas de internacionalização realizados por meio de parcerias entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a  Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ABEST (Associação Brasileira dos Estilistas), respectivamente.

Entre as empresas que apresentaram as coleções para o público norte-americano estavam as marcas do Texbrasil (Charmosa, Colcci, Haes, Juliana Sanmartin, Maria Pavan, PatBO, Rio de Sol e Skazi) e do Fashion Label Brasil (Glorinha Paranaguá, Iorane, Lavish, Paula Torres, Ryzi e SERPUI).

Para Letícia Morato, da área de exportação da Skazi, a feira resultou mais uma vez em vendas para a marca mineira de moda. “Essa é a nossa quinta edição na Coterie. Desta vez apresentamos a nossa coleção de verão e resort 2020, que foi um verdadeiro sucesso. Abrimos clientes em novos países e também recebemos antigos que já se fidelizaram com a Skazi”, explica.

A gerente executiva do Texbrasil, Lilian Kaddissi, explica que a Coterie é uma vitrine para as marcas brasileiras com interesse no mercado norte-americano.

“A Coterie é um hub de negócios importante. Apoiamos há 15 anos empresas brasileiras no evento e o nosso relacionamento junto aos compradores locais e de fora dos Estados Unidos que visitam o evento vem a cada edição se estreitando”, finaliza.

Coterie Awards

Neste ano, a feira promoveu a primeira edição da Coterie Awards, que condecora empresas expondo no evento. Entre as indicadas, cinco marcas de vestuário e calçados brasileiras.

A PatBO concorreu na categoria “Social Media Innovator”, a Bossa Concept na “Outstanding Shopable Content”, a Ryzi e a Yukio na “International Designer to Watch” e a Melissa na “ Stand Out Collaboration”.

Entre as ganhadoras, a marca de calçados Melissa e as de vestuário Bossa Concept e Yukio.

Sobre o Fashion Label Brasil


Fashion Label Brasil é o Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, da Associação Brasileira de Estilistas, criado há mais de 10 anos em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Sua proposta é posicionar a moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas e de promoção comercial para os diversos segmentos da moda brasileira, auxiliando-os na ampliação de sua atuação no mercado internacional.

Sobre o Texbrasil
O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo quase vinte anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Sobre a ABEST
Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. Sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com 120 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.

Sobre a Abit
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 36,2 bilhões.

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.