Empresas brasileiras são destaque na Prodexpo 2020



Empresas brasileiras são destaque na Prodexpo 2020

A Prodexpo 2020, principal feira de alimentos da Rússia, encerrou na semana passada sua 27ª edição com grandes expectativas para as exportações brasileiras. O evento realizado entre 8 e 12 de fevereiro na cidade de Moscou, Rússia, teve a participação de 15 empresas de setores tão diversos como amendoins e castanhas, carnes, cereais, lácteos, café, cacau, doces e produtos naturais, como açaí e água de coco.

Ao longo da semana, as empresas brasileiras tiveram 315 reuniões, tendo registrado ao final mais de US$ 7,3 milhões de negócios concluídos na própria feira. As expectativas de vendas futuras são da ordem de US$ 53,5 milhões. Nesta edição, o setor de amendoins atraiu grande interesse das empresas compradoras. A Rússia tem se destacado como principal destino para as exportações brasileiras desse produto.

Neste ano o evento contou com a presença do presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, que inaugurou o Pavilhão Brasileiro e participou da cerimônia oficial de abertura da grande feira russa. A presença brasileira na Prodexpo é tradicional e remonta a quase duas décadas, com estandes setoriais em diversos setores apoiados pela Apex-Brasil.

Além da participação na feira, Segovia visitou o Fundo de Investimentos Direto da Rússia, Russian Export Center, Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Conselho Empresarial Rússia-Brasil e Centro de Inovação Skolkovo para ampliar as oportunidades de comércio entre o Brasil e a Rússia e parcerias para a capacitação de empresas brasileiras.

Durante a ação também foram discutidas com o Fundo de Investimentos Direto da Rússia novas possibilidades de parcerias para a área de infraestrutura, em especial nos setores portuário e de transporte ferroviário. No Centro de Inovação Skolkovo, Segovia falou sobre a participação de startups brasileiras em eventos e projetos de fomento tecnológico conduzidos pela entidade russa.