Empresas brasileiras se conectam a parceiros no Collision From Home



Empresas brasileiras se conectam a  parceiros no Collision From Home

Evento totalmente online possibilitou aproximação de startups e empresas de TI com possíveis parceiros, clientes e investidores canadenses

Um grupo de dez empresas e startups brasileiras participou, entre os dias 23 e 25 de junho, da Missão Online de Internacionalização de Empresas organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) ao evento Collision From Home. Trata-se de um evento internacional que acontece anualmente em Toronto, Canadá, e que foi totalmente online este ano, por conta da pandemia da COVID-19.

O Collision congrega CEOs de empresas de tecnologia, startups em rápido crescimento, investidores e outros tomadores de decisão para debater quais os próximos passos e desafios tecnológicos na indústria de TI. A Missão foi uma oportunidade para os brasileiros se aproximarem de possíveis parceiros para desenvolvimento ou licenciamento de tecnologia, investidores, distribuidores e compradores de suas soluções.

Uma das iniciativas oferecidas pela Apex-Brasil aos participantes foi o treinamento de pitch, em que as empresas fazem curtas apresentações dos seus negócios a possíveis parceiros e investidores. No treinamento, elas recebem dicas e feedbacks para aprimorar suas apresentações. Os participantes também tiveram uma imersão no mercado de negócios canadense, por meio de mentorias e palestras com especialistas e players relevantes no mercado, oferecidas pela Apex-Brasil nas semanas anteriores ao evento.

Participaram do Collision as empresas: Mapperidea (inteligência artificial), Birdie (soluções empresariais) Glitch Factory (games), Central de Materiais (tecnologia para varejo), Inovaed (tecnologia para educação), Techne Engenharia e Sistemas (soluções empresariais), Kokku (games), Facilitapay (fintech), Allê Invest (serviços financeiros) e Daisu Games (games).

Confira como algumas empresas avaliaram a participação no evento e as oportunidades no mercado canadense:

Birdie:


A Birdie é uma startup de “insights-as-a-service” que ajuda grandes marcas de bens de consumo a entenderem melhor a jornada de seu consumidor. A empresa captura dados de diversas fontes (reviews de e-commerce, redes sociais, fóruns de discussões, Reclame Aqui, etc) e processa o conteúdo para gerar insights a respeito de categorias, produtos, experiência de compra e muito mais.

“O Canadá tem algumas grandes empresas de bens de consumo, como LuluLemon, Molson Brewery e Saputo, que poderiam se beneficiar de uma solução como a Birdie. Já estamos operando nos Estados Unidos e agora estamos focados em conquistar novos clientes no Canadá. Também pensamos no país como um eventual local para expandir nossos times de negócios e produto no médio prazo”, comenta Patrícia Osorio, founder & CMO da empresa. “A participação no Collision foi importante para conectar a empresa com fundos de investimento, para relacionamento para rodadas futuras, e também com jornalistas”, completa.

FacilitaPay

A FacilitaPay oferece soluções de pagamentos para empresas internacionais que queiram explorar o mercado brasileiro com meios de pagamentos locais. Todas as operações são automaticamente convertidas para a moeda do país de destino do cliente, fazendo com que as empresas possam atender seus consumidores de forma local, apesar de estarem fazendo uma transação internacional.

“O Collision nos deu acesso à diversos fundos de investimento que possuem interesse no ecossistema de Fintechs e nos possibilitou ter conversas com diversas empresas que possuem interesse em utilizar a plataforma de pagamentos da FacilitaPay para explorar o mercado brasileiro e, em breve, também o mercado mexicano”, relata Stephano Maciel, representante da empresa. 

Mapperidea

O Mapperidea transforma ideias em códigos com a utilização de mapas mentais. A ferramenta utiliza a metodologia DeepCode para produzir códigos de softwares de acordo com a arquitetura proposta pelo programador. Depois de criar o mapa mental, basta exportar o resultado para a linguagem desejada, agilizando todo o processo.

“O mercado canadense é, sabidamente, um celeiro de alta tecnologia, startups e universidades de ponta. Como o Mapperidea veio para ajudar estes ecossistemas a programarem pelo menos cinco vezes mais rápido, este encaixe é perfeito. No Collision, conseguimos nos conectar com grandes executivos e universidades do mundo todo. Um dos nossos objetivos era conquistar algumas parcerias comerciais para distribuição no Canadá e em outros mercados e já conseguimos diversos contatos e estamos em negociação”, comenta João Marius, representante da empresa.

Central de Materiais

A empresa se caracteriza como um marketplace de Economia Circular que assessora as indústrias na comercialização de resíduos, máquinas e equipamentos usados, de forma sustentável. A solução atende todo o ciclo de vido do processo, garantindo que as etapas sejam rastreáveis e transparentes.

“Acreditamos que o Canadá tem potencial para ser um hub de expansão das operações para outros mercados. A participação no Collision contribuiu significativamente com nosso mindset e nos conectou a pessoas incríveis. Além disto, tivemos a oportunidade de receber uma mentoria a respeito de levantamento de capital (raising capital) e fizemos uma reunião com um investidor da California”, comenta Regina Flandoli, representante da empresa.

Inovaed

A Inovaed desenvolveu uma solução voltada a intercâmbios estudantis, que facilita que alunos encontrem as melhores universidade a partir dos seus valores, desejos e perfis. “O Canadá tem sido o maior destino de intercambistas brasileiros nos últimos anos e nossa solução ajudará os alunos e instituições a encontrarem o melhor para suas aspirações. Durante o Collision, tivemos vários contatos com clientes, parceiros e órgãos do governo Canadense. Os treinamentos também foram ótimos”, diz Aparecido Carvalho, representante da empresa.

Cronnap

O Cronapp é uma plataforma de desenvolvimento de software que possibilita a criação de aplicativos web e mobile de forma ágil. A solução pode ser utilizada através da cloud computing (nuvem), por meio de qualquer navegador.

“Nós somos uma empresa que busca a inovação constantemente. Por isso, acompanhando as tendências de mercado, buscamos parceiros estratégicos para a expansão da nossa operação para a América do Norte. O Canadá é um país que pode ajudar a levar o Cronapp para o mundo. O Collision trouxe um melhor entendimento sobre o momento atual do mercado e a adequação da nossa solução”, explica Maurício da Costa Melo, CEO da empresa.