Empresas de Brasília e região serão capacitadas para exportar



Empresas de Brasília e região serão capacitadas para exportar

Apex-Brasil lança na capital federal o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que atenderá 100 empresas de Brasília e 100 empresas de todo o país de forma remota

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançará um importante apoio à exportação em Brasília: a inauguração de um Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no dia 5 de dezembro. O evento de lançamento será realizado no auditório do bloco 3 do campus Asa Norte do UniCEUB, que executará o programa.

Além do núcleo físico, o UniCEUB será responsável pelo gerenciamento do Núcleo PEIEX a Distância. A capilaridade ampliada da nova modalidade cobrirá todo o Brasil e poderá atender as empresas que não tinham como receber a qualificação para exportação que a Apex-Brasil oferece por estarem fora do raio de atuação dos núcleos físicos.

O objetivo é qualificar 200 empresas no prazo de 24 meses: 100 pelo Núcleo PEIEX Brasília e 100 pelo Núcleo PEIEX a Distância, sendo este para empresas de qualquer região do Brasil, qualificando-as para que possam comercializar seus produtos no mercado internacional com maior segurança. “Com base nos estudos realizados pela Apex-Brasil, existe potencial exportador na região do DF. Portanto, há oportunidade de transformar empresas brasilienses em exportadoras permanentes, um dos objetivos do PEIEX”, destaca a Gerente de Qualificação e Competitividade da Apex-Brasil, Ana Cláudia Barbosa.

A prioridade é atender empresas dos setores de alimentos e bebidas, confecções, artesanato, móveis e serviços.. Em 2018, as exportações do DF totalizaram US$ 259,51 milhões, o que representou um crescimento de 3,27% em relação aos dados de 2017. Após 2015 e 2016 registrando forte queda nas exportações (12,9% e 42,77%), em 2017, foi registrada uma expressiva recuperação (52,72%) e em 2018, um crescimento mais modesto. Já o Núcleo PEIEX a Distância, a proposta é atender empresas dos setores de alimentos e bebidas; moda; máquinas e equipamentos; produtos têxtis; e higiene pessoal e cosméticos. No decorrer da execução do Programa, outros setores estratégicos poderão ser atendidos, conforme a demanda.

Participam do evento de lançamento do PEIEX em Brasília o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia; o reitor do UniCEUB, Getúlio Américo Moreira Lopes, e as equipes dos Núcleos PEIEX e Apex-Brasil.

A cerimônia será transmitida ao vivo por intermédio deste link.

SOBRE O PEIEX

PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

SOBRE A APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

SOBRE O UNICEUB

O UniCEUB é um dos pioneiros de ensino na capital do país. Inaugurado em 1968, tornou-se o 1º centro universitário da região na década de 90. Desde então, formou mais de 100 mil profissionais em diversas áreas do conhecimento. Com foco na educação superior e na renovação permanente, acompanha evoluções tecnológicas e pedagógicas, unindo a teoria à prática. Possui o maior e mais qualificado corpo docente do DF com mais de 750 professores, mestres e doutores. Oferece 26 cursos de graduação, além de pós-graduação, mestrado e doutorado. Mantém parcerias com 20 universidades internacionais.

SERVIÇO

Lançamento do PEIEX em Brasília

DATA: 05 de dezembro de 2019 (quinta-feira)

HORA: 18h30

LOCAL: UniCEUB – Auditório do Bloco 3 (Campus Asa Norte – SEPN 707/907)

Mais informações

imprensa@apexbrasil.com.br

(61) 2027-0775