Empresas do Agronegócio recebem Selo de Integridade do MAPA



Empresas do Agronegócio recebem Selo de Integridade do MAPA

Premiação foi entregue a 19 empresas na sede da Apex-Brasil em Brasilia 

Brasilia, 5 de fevereiro de 2021 – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entregou hoje , em cerimônia realizada no auditório da Apex-Brasil e transmitida pelo youtube, o prêmio Selo Mais Integridade, que reconhece empresas e cooperativas do agronegócio que implementam políticas de integridade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. 

Foram premiadas 19 empresas sendo que 12 renovaram o selo recebido em premiação anterior. Entre os participantes da entrega estavam a ministra Tereza Cristina, o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Mapa, Cláudio Torquato, o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, e o presidente da Embrapa, Celso Moretti. 

O ministro da CGU, Wagner Rosário lembrou que atividades como essas são desafiadoras, mas essenciais – “foi um programa complexo de implementar, e mais difícil ainda é manter e criar mecanismos inovadores que realmente transformem a cultura das instituições. As empresas premiadas estão no caminho certo”. 

A ministra Tereza Cristina disse ser um dia de comemoração e orgulho para o MAPA. “Temos aqui várias empresas renovando o selo e outras recebendo pela primeira vez – é o reconhecimento de ações que buscam ética, responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e integridade. Agradeço a todas empresas e cooperativas agropecuárias que, mesmo atravessando um ano difícil, se mantiveram firmes nos pilares da integridade”.  

A ministra citou ainda a Apex-Brasil como parceira ‘número um’ nas relações internacionais, na comunicação internacional e na abertura de mercados para o Brasil. “Ações conjuntas entre MAPA e Apex-Brasil trarão bons frutos ao comércio internacional, dando maior destaque à experiência do Selo de Integridade no relacionamento com parceiros comerciais no exterior”.  

O presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia ressaltou que a Agência comunga de todas as iniciativas de reunião de esforços entre o setor público e o privado em favor de um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente. “A responsabilidade de manter esse rumo é de todos nós, e é fundamental para manter um país seguro, confiável e atrativo para o mercado internacional’, disse.  “Empresas alinhadas com o princípio da integridade contam com um diferencial competitivo que as favorecem tanto no mercado doméstico quanto no internacional – afinal, maturidade em governança e compliance são atributos relevantes para a escolha de um parceiro de negócios’, completou.  

O presidente destacou ainda que das 19 empresas premiadas na cerimônia, 11 foram apoiadas pela Apex-Brasil entre 2019 e 2020 e as demais foram convidadas a aderir às ações da Agência.  

A Apex- Brasil e o Selo de Integridade 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é membro do Comitê Gestor do Selo Mais Integridade desde outubro de 2020. A entrega da premiação na sede da Agência reforça o comprometimento com a promoção da integridade as ações de promoção internacional. “Apoiamos esse tipo de projeto porque o tema compliance afeta diretamente o ambiente de negócios e a imagem do país, impactando a atração de investimentos e a promoção comercial das exportações brasileiras”, explica Barreto Rodrigues, Gerente de Integridade da Apex-Brasil. 

O propósito é conscientizar as empresas exportadoras sobre as leis anticorrupção no Brasil e no mundo, sobre a importância de investir em programas de compliance, e fomentar a criação de uma cultura de ética e de integridade, ampliando sua competitividade no comércio internacional.  

>> Veja a lista das premiadas: 

Andrade Sun Farms Agrocomercial Ltda 

Amaggi Exportação E Importação Ltda 

Bem Brasil Alimentos S/A 

São Salvador Alimentos S/A 

Sinergia Agro Do Brasil Ltda 

Upl Do Brasil Indústria E Comércio De Insumos Agropecuários S/A 

Vittia Fertilizantes E Biológicos S/A 

Adecoagro Vale Do Ivinhema S/A 

Agrícola Xingu S/A 

Baldoni Produtos Naturais Comércio E Indústria 

Bunge Alimentos S/A 

Citri Agroindustrial 

Compass Minerals América Do Sul Indústria E Comércio S/A 

Iharabras S/A Indústrias Químicas 

Indústria E Comércio De Alimentos Supremo Ltda 

Mig Plus Agroindustrial Ltda 

Rio Branco Alimentos S/A 

Rivelli Alimentos S/A 

Três Corações Alimentos S/A