Empresas iniciantes fecham mais de US$ 300 mil em missão online da Apex-Brasil



Empresas iniciantes fecham mais de US$ 300 mil em missão online da Apex-Brasil

Ação inovadora em Portugal foi destinada ao setor de moda. As 20 empresas participantes receberam um verdadeiro enxoval de preparação e participaram de rodadas de negócios

O formato era novo e de certa forma, inusitado, e o desafio era grande. Por isso os resultados obtidos pelas empresas brasileiras na Missão Portugal Online, realizada no fim de 2020, foram tão importantes: mais de US$ 300 mil em negócios estimados. A missão online, organizada e conduzida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), foi a primeira do tipo realizada pela Agência e teve foco especial em empresas iniciantes ou inexperientes em exportação, oriundas do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da Apex-Brasil.

A Missão faz parte do Programa de Aceleração das Exportações da Apex-Brasil, que é oferecido às empresas que tiverem melhor desempenho no atendimento do PEIEX e demonstram maior potencial de conversão imediata em exportadoras. O diferencial competitivo do Programa de Aceleração são as oportunidades de acesso a mercados de modo a reforçar a qualificação e melhorar a competitividade das empresas no mercado internacional.

“A Missão Portugal Online se caracterizou pela inovação devido ao formato online que nunca havia sido utilizado para uma ação desse tipo. A interação de forma remota proporcionada pela Apex-Brasil aos empresários trouxe resultados relevantes: foram mais de US$ 300 mil, um montante considerável para empresas não-exportadoras ou iniciantes na atividade. Sem contar a abertura do mercado europeu”, avalia a gerente de Competitividade e Ensino da Apex-Brasil, Deborah Rossoni.

A definição do país alvo foi orientada a partir da análise dos planos de exportação elaborados pelos técnicos do PEIEX ao final da capacitação das empresas no programa. Fatores como o mesmo idioma, o recente e crescente movimento migratório de brasileiros para o país europeu e o fato de representar uma porta de entrada ao exigente mercado europeu contribuíram para a decisão dos técnicos do PEIEX em indicar este mercado no plano de exportação das empresas brasileiras.

Para o gerente de Exportação da empresa Borana, Jorge Luiz Maciel Aguiar, ações como a Missão Portugal Online são muito importantes por propiciarem às empresas brasileiras acessarem compradores que, de outra forma, não estariam acessíveis. “Com baixo custo conseguimos abrir o mercado e chegar aos compradores. Sem dúvidas indico a outras empresas que aproveitem a oportunidade de participar caso ela apareça”, destaca.

Foram parceiros da Apex-Brasil na Missão Portugal Online o Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil em Portugal, a Agência para Investimentos e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Câmara de Comércio Luso-Brasileira.