Empresas-vitrine levam o melhor da exportação brasileira à Alemanha
Das mais de 100 empresas participantes da delegação brasileira, 15 foram escolhidas como exemplos da excelência da oferta exportadora brasileira em alimentos e bebidas
A maior feira de alimentos e bebidas do mundo começa no próximo domingo, 05 de outubro, em Colônia, Alemanha. Mais de 100 empresas brasileiras integram a delegação capitaneada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que participa do evento pelo nono ano consecutivo. A aposta brasileira para chamar ainda mais atenção são as 15 empresas-vitrine, que, além dos pré-requisitos para participação, foram escolhidas para esta categoria por critérios como presença de sustentabilidade, saudabilidade e/ou premiação internacional ao produto/serviços; possuir website em inglês; design diferenciado para embalagens; composição e durabilidade do produto e potencial de negócio no mercado alemão. Confira os destaques:
– A B.You Açaí atua no segmento de alimentação orgânica, saudável e sustentável comm produtos que atendem a todos os canais de vendas. Seus principais produtos são: smoothie de açaí, polpa de açaí, sorbet de açaí, mix de açaí para máquinas de soft-serve e açaí em pó liofilizado. O destaque para participação em Anuga neste ano fica por conta do Smoothie de Açaí, que tem a maior concentração do mercado e também o soft-serve de açaí. A empresa, que participa da feira pela primeira vez, estará no Pavilhão do Brasil. Além dos destaques, a empresa também leva inovação tecnológica ao evento, com o lançamento de sorbet e soft-serve de açaí food service, adoçados com açúcar de coco. Todos os produtos são orgânicos, veganos, Halal e livre de organismos geneticamente modificados, livres de corantes ou ingredientes artificiais. A meta da empresa é encontrar distribuidores na Europa e Ásia.
– A Bhars, que participou da Anuga em 2017 e, com isso, iniciou exportação para França e ampliou sua operação em Portugal de 10 para mais de 410 lojas, com presença até mesmo na Nova Zelândia e USA, chega à Alemanha para apresentar tapioca, cookies e sucos, com destaque para a Maní Tapioca. A empresa estará no Pavilhão do Brasil e aposta na tecnologia de embalagem que garante a qualidade e tempo de vida em prateleira prolongado, inovação da própria empresa. Além disso, a Bhars também tem o certificado Ponto Verde de reciclagem de embalagem que garante a sustentabilidade da empresa e o Vegan Certificado, todos europeus. A expectativa da empresa é identificar parceiros e distribuidores e entrar com mais expressão nos mercados alemão, espanhol, italiano e inglês.
– A Forno de Minas, tradicional na indústria de alimentos congelados, aposta no famoso pão de queijo congelado, waffle, folhados e pastas em geral. O principal destaque da empresa, que estará no Pavilhão do Brasil, fica mesmo para pão de queijo assado, que fica pronto em cinco minutos. A Forno de Minas já participou de Anuga em outras edições e considera que a feira oferece grande visibilidade, traz novas oportunidades e indica tendências. Um dos destaques do pão de queijo da empresa é ser produzido com ingredientes 100% naturais, inclusive o queijo, e o foco é busca contatos internacionais, principalmente de compradores e distribuidores europeus.
– A Globalbev já participou de Anuga em 2017 e está pronta para encantar neste ano, com a linha de sucos superfrutas e smoothie de açaí Amazoo, bebidas vegetais a base de nuts Iracema, e sucos funcionais Juxx. O destaque são os Amazoo Super Frutas. A empresa estará no Pavilhão de Bebidas e aponta que seus sucos e leites utilizam as embalagens Tetra Pak, que utilizam papel de floresta sustentável, plástico verde, sendo 100% reciclável. A expectativa é expandir as exportações de toda a linha de bebidas.
– A Goola Açaí é outra que chega a Anuga pela primeira vez, apostando fortemente em açaí polpa pura congelada, açaí soft mix congelado e açaí sorbet, com destaque para a apresentação de produtos em máquinas de soft-serve (açaí soft mix). A Goola estará no Pavilhão do Brasil e busca consolidar a expansão da marca Goola no mercado europeu e, especificamente na Alemanha. Para isso, espera conquistar os consumidores por sua consciência e responsabilidade de devolver os frutos para a terra e para quem vive dela. Cada açaí colocado nas prateleiras não apenas traz um pouco do sabor e da pureza da Amazônia e de sua gente, mas leva de volta à floresta mais benefícios. Todo produto Goola vem de um inovador projeto de restauração da mata nativa e de ousadas técnicas de cultivo para alongamento da safra e mais produtividade. Para completar o ciclo, a empresa tem uma indústria moderna e certificada e transfere conhecimento e meios de sustento para 30 comunidades de fruticultores de sua região, estimulando o plantio e oferecendo mudas e assistência gratuita.
– A Meta Mate Brasil atua no desenvolvimento de produto e marca, legalização de produção artesanal e familiar e reflorestamento para seus principais produtos: Yuyo e Meta Mate bebidas. O destaque da participação deste ano vai para o programa que marketing da empresa, que envolve desde a embalagem da Yuyo até a proteção e o reflorestamento no Brasil. A empresa, que estará no Pavilhão do Brasil, tem como destaque o Meta Mate Raw, o único mate processado no mercado mundial, que também é o único que supera as exigências europeias de qualidade. A empresa aposta ainda na evolução do conceito de sustentabilidade para o de “revertabilidade”: reverting the impact of our existence towards restoration of the planet and life quality. A expectativa da empresa é ambiciosa: fazer que o mate e outros produtos sejam apresentados como solução ao problema do desmatamento, aumentando o valor agregado do produto da floresta e também a conscientização das empresas e consumidores na escolha de suas áreas de atuação.
– A Nugali Chocolates é especializada na produção de chocolates gourmet (bean to bar) e tem como destaque sua linha completa de chocolates, produzidos com cacaus brasileiros, que atendem a dietas restritivas, que já foram premiados e carregam aspectos de brasilidade. Localizada no Pavilhão do Brasil, a empresa esteve em Anuga em 2017, quando viu sua marca começar a ser reconhecida em território europeu. A produção bean to bar da Nugali é feita com processos inovadores e focada na sustentabilidade, com ingredientes provenientes de fornecedores socialmente responsáveis e que respeitam o meio ambiente. A expectativa da empresa é abrir novos canais de vendas, tanto na Europa como nos países asiáticos que têm compradores visitando Anuga.
– A Soulbrasil atua no segmento de alimentos (condimentos, temperos e conservas de frutas orgânicas) e leva geleias com sabor de Brasil, condimentos de vinagres com frutas, molhos de pimentas regionais brasileiras para sua participação em Anuga neste ano. Entre os destaques, estão rótulos bilíngues em inglês e alemão, selo de Comércio Justo e Sustentabilidade Origens Brasil, além do selo orgânico europeu para toda a linha de produtos. A Soulbrasil estará no Pavilhão do Brasil e participa de Anuga pela primeira vez. Seus produtos são oriundos da biodiversidade brasileira, como a pimenta Jiquitaia Baniwa, originária da bacia do Rio Negro, na Amazônia (10% do lucro serão doados à tribo Baniwa, que faz cultivo milenar desta pimenta. O selo é um QR Code onde é possível ver toda a rastreabilidade do produto, chegando ao detalhe de ver a foto da índia que colheu o insumo. Já o selo Origens Brasil é uma iniciativa da ONG Imaflora e ganhou, neste ano, o Prêmio Internacional de Inovação para a Alimentação e Agricultura Sustentável da ONU. A expectativa da empresa é estreitar a parceria com o importador alemão para aumentar a presença em outros países europeus e a base de clientes.
– A Valle Food, que atua no segmento de bebidas, já tem grande experiência em Anuga, tendo participado das edições de 2013, 2015 e 2017, quando atuou para reforçar contatos com clientes. A empresa aposta em sucos naturais integrais e chás com sucos de frutas naturais, sem conservantes, sem açúcares ou aditivos. Também leva sucos de uva tinto, de uva branca, tangerina e maçã integrais; chás de camomila com suco de maçã verde e limão, chá preto com sucos de uva tinta e morango, além de chá verde com suco de uva branca e hortelã. O destaque vai para o chá de camomila com suco de maçã verde e limão (sem aditivos, sugar free, sem conservantes, vegano e livre de organismos geneticamente modificados. A Valle Food aporta inovação em seu chá, que é feito com infusão das folhas e aromatizado com sucos integrais (sem extratos, ou sabores artificiais). Além disso, as frutas utilizadas provêm de agricultura familiar, não são utilizados quaisquer químicos, ou aditivos. As embalagens são de vidro (garrafas), 100% recicláveis. A expectativa para 2019 é identificar novos distribuidores para os mercados europeu e norte americano.
– A Vapza Alimentos participa da Anuga desde 2013, divulgando sua marca, atraindo novos clientes e alcançando excelentes resultados. Reforçando seu compromisso com a qualidade, a Vapza obteve a certificação BRC (Food Safety Certificated), para apresentar seus produtos das linhas grãos (feijão preto, feijão carioca, feijão branco, canjica, grão de bico), vegetais (batata, mandioca, mandioquinha, seleta de legumes, beterraba, batata doce) e carnes (frango, carne seca e carne suína), cozidos e esterilizados, a clientes cada vez mais exigentes. O destaque deste ano ficará por conta dos produtos da linha orgânica (Quinoa, Mix de Quinoa, 7 grãos, feijão preto, feijão carioca, arroz integral, grão de bico). A Vapza participa no Pavilhão do Brasil e é certificada com os selos Vegan, Halal e Kosher.
SERVIÇO
Catálogo das empresas participantes
http://catalogo.apexbrasil.com.br/anuga-2019
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