Encontro gratuito discute importação e exportação de obras de arte



Encontro gratuito discute importação e exportação de obras de arte

Projeto Latitude reúne especialistas em São Paulo para discutir casos concretos que ilustram as dificuldades do comércio internacional de arte. Inscrições aqui: bit.ly/2BVqs7H

O projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad promove no dia 13 de março, das 10 às 13 horas, na Unibes Cultural, em São Paulo, um encontro temático que abordará, de forma objetiva e com base em casos concretos, os procedimentos necessários para importação e exportação de obras de arte contemporânea. O encontro é gratuito e conta com a participação de Victor Gomes, advogado e despachante aduaneiro e Marcus Vinicius Benedeti, técnico do IPHAN, com mediação da pesquisadora Ana Letícia Fialho.

O evento faz parte do programa de capacitação do projeto Latitude, que prevê cinco encontros de março a julho, um por mês, todos na Unibes Cultural.

Victor Gomes
Advogado formado pela Faculdade de Direito da USP. Especializado em Direito Tributário, Comércio Exterior e Legislação Aduaneira. Presta assessoria e consultoria jurídica para artistas, galerias, colecionadores, produtores culturais, museus e outras instituições em questões jurídicas ligadas à produção, circulação e comercialização de objetos de arte, com ênfase na importação e exportação.

Marcus Vinicius Benedeti
Cientista Social (formado pela USP) e técnico do IPHAN desde 2006. Atua na área de bens móveis e integrados, sendo o responsável pela análise e autorização de saída de bens culturais (DSBC) e fiscalização de leilões e salões de arte. Também realiza fiscalização/vistoria de bens móveis, integrados e acervos tombados pelo IPHAN.

Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad
É um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 50 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

Serviço:

Encontro temático sobre importação e exportação de obras de arte
Data: 13 de março de 2019, quarta-feira, das 10 às 13 horas
Local: Unibes Cultural
Endereço: Rua Oscar Freire, 2500 – CEP 05409-012 – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3065 4333
Inscrições: bit.ly/2BVqs7H

Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad
Rua Cardoso de Almeida, 60 conj. 54 – CEP 05014-000 – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2365-0481
latitude@abact.com.br
http://www.latitudebrasil.org

Mais informações para a imprensa:

Décio Hernandez Di Giorgi
Adelante Comunicação Cultural
🔗 http://adelantesp.tumblr.com/
📩 decio.di.giorgi@gmail.com
📱 (11) 98255 3338