Encontro virtual reúne adidos agrícolas de 22 países
De 14 a 18 de setembro, estão sendo discutidos temas sobre a internacionalização do Agronegócio brasileiro
Brasília, 14/09/2020 – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) organizam, de 14 a 18 de setembro, o 2º Encontro de Adidos Agrícolas Brasileiros. A abertura do evento foi realizada hoje de manhã, com pronunciamentos do presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, dos ministros Ernesto Araújo (MRE) e Tereza Cristina (MAPA), além do Deputado Federal Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. A cerimônia foi transmitida ao vivo, a partir do auditório da Apex-Brasil.
O Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, lembrou que o agronegócio brasileiro manteve a trajetória de crescimento a despeito da recessão que atinge muitos países e da pandemia, inclusive com a abertura de novos mercados para dezenas de produtos. “Um dos fatores importantes para esse sucesso é o alto grau de integração do trabalho do Itamaraty, Apex-Brasil e Mapa, sempre em diálogo franco, aberto e produtivo com o setor privado e com o Parlamento. Tanto no Brasil quanto no exterior a colaboração se expandiu ainda mais com a ampliação da rede de adidos agrícolas e com as ações da Apex-Brasil, que tem atuado com competência e agilidade na organização e promoção de feiras, rodadas de negócios, projetos compradores e eventos diversos em intensa atuação com as embaixadas brasileiras”, disse o ministro.
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, também destacou a importância da sintonia entre governo, Congresso e setor privado. “Nossa missão compartilhada é tratar a agropecuária brasileira de forma integral e implementar efetivamente a diplomacia do setor no mercado internacional. Temos ajudado a sustentar a economia nacional durante a pandemia, somos o único PIB setorial que cresceu, o único segmento que ampliou exportações. Metade da pauta exportadora do país vem do Agro e fizemos isso sem descuidar do abastecimento interno. Juntos continuaremos a construir uma agropecuária que trará prosperidade a toda a sociedade brasileira e aos nossos parceiros ao redor do mundo”, afirmou a ministra.
Acordos de Cooperação
Na ocasião, foram assinados dois acordos de cooperação entre a Apex-Brasil e o MAPA, estabelecendo parceria para ações de promoção comercial, atração de investimentos e de integridade. Os objetivos dos acordos incluem o fortalecimento e a uniformização da agenda de promoção internacional da cadeia do agronegócio; a inserção de novas empresas no comércio internacional, bem como ampliação da presença daquelas que já exportam; a atração de investimentos estrangeiros para o setor; a internacionalização de empresas e o estímulo ao empreendedorismo e à inovação no setor.
No âmbito da integridade, os compromissos incluem a produção de estudos sobre o tema; a criação de grupos de trabalho para discussão técnica sobre integridade; a preparação de material técnico; organização de seminários, congressos e workshops voltados para empresas privadas e cooperativas. “Em muitas das nossas iniciativas, já contamos com a parceria assídua do MRE e do MAPA. Essa sinergia é crescente e será ampliada por meio dos acordos de cooperação hoje assinados. Juntos, vamos trabalhar para que o Brasil se destaque cada vez mais pela sua confiabilidade e pelo estrito cumprimento dos compromissos assumidos junto aos seus clientes internacionais, mesmo na situação excepcional que vivenciamos. Isso claramente reforça a situação do País como protagonista no atendimento da segurança alimentar global, sempre de modo sustentável”, comentou o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia.
Temas em discussão
O evento reúne adidos agrícolas de 22 países, representantes dos departamentos de agricultura de embaixadas brasileiras e dos escritórios internacionais da Apex-Brasil. Durante a semana, eles discutem com representantes do Governo Federal e do setor privado, temas sanitários e fitossanitários, negociação e promoção comercial, cooperação, inovação, investimentos, biodiversidade, entre outros.
Em um dos painéis realizados ao longo da semana, a Apex-Brasil vai apresentar sua estratégia para o Agronegócio, incluindo ações de promoção de exportações, inteligência de mercado e atração de investimentos, com foco na agregação de valor à pauta de exportação e na diversificação de mercados. O evento está sendo realizado em formato virtual por meio da plataforma MS Teams.
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