Energia Nuclear: Apex-Brasil e ABDAN discutem oportunidades no setor



Energia Nuclear: Apex-Brasil e ABDAN discutem oportunidades no setor

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) realizaram no dia 12/8, na sede da Apex-Brasil, em Brasília, o Workshop sobre Energia Nuclear.

O evento teve como objetivo aproximar as duas instituições, divulgar informações sobre o setor de Energia Nuclear e iniciar a discussão de futuros projetos conjuntos. O Workshop contou com a participação da diretoria das duas entidades, de 15 empresas associadas da ABDAN e de representantes do Ministério de Minas e Energia, da Presidência da República, do Sebrae e da Universidade Católica de Brasília.

Durante o evento, foram feitas apresentações sobre a Política Nuclear Brasileira e a Cadeia Produtiva do Setor, que inclui além do segmento mais conhecido de energia (pré-construção, construção, operação e descomissionamento), os segmentos de saúde, agronegócios, instrumentação, radiofármacos, rejeito, transporte, equipamentos, mineração e combustível.

“O setor nuclear tem tudo para voltar a se desenvolver no Brasil. É um setor que permite a diversificação da nossa matriz energética, com uma fonte de energia limpa e estável. E é, também, um segmento altamente concentrador de tecnologia”, comentou o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia. Para ele, o Workshop foi uma oportunidade para os representantes dos diversos subsetores e para os colaboradores da Apex-Brasil se atualizarem e entenderem a dinâmica de desenvolvimento da cadeia produtiva do setor nuclear. “Este Workshop foi um primeiro passo para pensarmos em futuros projetos para internacionalização das empresas, atração de investimentos estrangeiros ou exportação”, concluiu.

O presidente da ABDAN, Celso Cunha, comemorou a oportunidade de apresentação do Setor à Apex-Brasil. “Esta aproximação não existia. A partir do momento em que a Agência entende melhor a nossa cadeia produtiva, abre-se um caminho enorme para realizarmos atividades conjuntas”, afirmou.