Especialistas do Mercosul e da UE debatem convergência regulatória



Especialistas do Mercosul e da UE debatem convergência regulatória

Especialistas em normalização e avaliação da conformidade de entidades da União Europeia e do Mercosul participaram no dia 25 de julho, em São Paulo, da “Mesa Redonda – Convergência Regulatória”, realizada pela Abinee com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), no âmbito do Abinee TEC 2019.

Durante o evento, foram apresentadas as práticas dos países participantes dos blocos em relação à regulamentação, avaliação da conformidade e acompanhamento do mercado dos produtos elétricos e eletrônicos.

As apresentações convergiram na necessidade de promover o trabalho conjunto entre o setor privado e os órgãos públicos, como fator essencial para coibir a presença no mercado de produtos não conformes, piratas ou de baixa qualidade. Além disso, os países estão modernizando seus sistemas no sentido de simplificar processos e aumentar competitividade, dando mais responsabilidade a fabricantes e comercializadores.

Segundo o presidente da Abinee, Humberto Barbato, o objetivo do encontro foi “facilitar o comércio internacional, ampliar e aprofundar as discussões entre os países e os blocos regionais”, disse. Ele salientou também a importância de cada país participar nos mecanismos internacionais de reconhecimento mútuo e de avaliação da conformidade, como, por exemplo, o esquema internacional IEC.

O diretor da IEC para América Latina, Amaury Santos, atualizou os participantes sobre  as facilidades que os sistemas da IEC oferecem aos produtos elétricos e eletrônicos nos diversos países.

 

Sobre o Electro-Electronic Brasil 

O programa Electro-Electronic Brasil é o resultado do acordo entre ABINEE e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de promover o comércio exterior no sector da elétrico e eletrônico. A iniciativa inclui diversas ações de promoção comercial, como participação em feiras, missões, rodadas de negócios, estudos de mercado, projetos de compradores, entre outros. O programa tem atualmente 102 empresas participantes que juntas exportam 207 produtos para 134 destinos, abrangendo as áreas de automação industrial, componentes elétricos e eletrônicos, telecomunicações, material de instalação eléctrica, equipamento industrial, segurança eletrônica e GTD.