Estudo aponta perfil de exportação e investimentos dos setores de moda, higiene pessoal e cosméticos de São Paulo



Estudo aponta perfil de exportação e investimentos dos setores de moda, higiene pessoal e cosméticos de São Paulo

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) publicou o estudo São Paulo – Perfil e Oportunidades de Exportação e Investimentos em Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos 2021, uma publicação que analisa a participação dos setores no mercado internacional. Muito mais do que um olhar para dentro do setor, o documento serve como um instrumento para planejamento de estratégias de expansão internacional para empresas dos setores de moda, higiene pessoal e cosmético.

O estudo apresenta um panorama geral da economia de São Paulo e identifica o seu potencial exportador a partir de uma análise das suas exportações de bens e serviços e do perfil dos investimentos estrangeiros diretos no estado. Por meio da revisão de dados de comércio exterior e atração de investimentos do estado, o estudo identificou 399 oportunidades específicas para o complexo de Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos de São Paulo, distribuídas em 20 subsetores, para as exportações paulistas.

O quadro de oportunidades identificadas é baseado na metodologia da Apex-Brasil que analisa os 5 principais destinos de exportação do setor no estado. Além de revelar os principais destaques do setor, o estudo aponta os 5 setores do complexo de Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos de menor desempenho exportador que possuem condições para expansão internacional.

A Apex-Brasil desenvolve estudos sobre a capacidade da indústria brasileira e suas condições para acessar o mercado internacional. Nos dois últimos anos, a Agência lançou quatro estudos sobre setores estratégicos do estado: Casa e Construção – 2021; Máquinas e Equipamentos – 2019; Alimentos e Bebidas – 2019; e Moda, Higiene Pessoal e Consméticos.

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