Estudo apresenta potencial exportador de máquinas e equipamentos no estado de São Paulo



Estudo apresenta potencial exportador de máquinas e equipamentos no estado de São Paulo

O estudo “São Paulo – Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos – Máquinas e Equipamentos 2019”, produzido com exclusividade pela Apex-Brasil, apresenta o potencial exportador do estado de São Paulo quanto ao comércio de bens e de serviços, com ênfase no complexo de Máquinas e Equipamentos.  Acesse o estudo aqui: https://bit.ly/33RJ58e

Além de trazer um panorama geral da economia em São Paulo, o estudo identifica o cenário e oportunidades para exportação de produtos do estado, bem como os tipos de investimentos externos diretos feitos naquela unidade da federação.

O levantamento aponta que, em matéria de máquinas e equipamentos, São Paulo responde por mais da metade do valor da transformação industrial (VTI) do setor no país. As exportações do segmento totalizaram US$ 7,4 bilhões em 2018 e cresceram em média 9,4% ao ano entre 2015 e 2018. Os subsetores mais atrativos para exportações são Máquinas e Aparelhos de Terraplanagem, Perfuração; Tratores; Demais Máquinas, Aparelhos e Instrumentos Mecânicos; Rolamentos e Engrenagens; e Geradores e Transformadores Elétricos.

Já quando o assunto é serviços, as principais empresas exportadoras indicam o predomínio de multinacionais do setor financeiro e de tecnologia, reforçando o estado como o principal centro financeiro e o mais importante polo de tecnologia da informação e comunicação do país.