Estudo oferece informações sobre ambiente regulatório no setor de máquinas e equipamentos na Argentina
A Apex-Brasil lançou um novo estudo sobre acesso a mercado para o setor de máquinas e equipamentos na Argentina. O estudo, elaborado pela equipe de Acesso a Mercado e do Escritório da Apex-Brasil na Colômbia, em parceria com a consultoria Ronderos & Cárdenas, explora o ambiente regulatório argentino e oferece uma visão ampla sobre condições de acesso para o empresário brasileiro. O levantamento apresenta ainda as principais dificuldades enfrentadas na exportação para o mercado argentino e os principais acordos comerciais que o país possui com o mundo.
O estudo aponta que a fabricação de máquinas e equipamentos na Argentina está relacionada, principalmente, aos investimentos do país no setor agroindustrial e na agricultura de precisão. De acordo com o texto, as pequenas e médias empresas representam mais de 80% da demanda e geram aproximadamente 65% dos empregos.
Em termos gerais, a oferta local é considerada como variada, já que existem fabricantes de máquinas e equipamentos para a indústria de óleo, carne, leite e outros. Apesar disto, esta oferta não é suficiente para atender satisfatoriamente à demanda do mercado interno, seja por falta de volume, de disponibilidade, ou devido a aspectos técnicos diferenciadores (qualidade do produto, serviços de pós-venda, entre outros).
O estudo desenvolvido pela consultoria é o terceiro relatório sobre acesso a mercados em países da América do Sul. Neste ano foram lançados também os estudos “México – bebidas alcoólicas e não alcoólicas” e “Colômbia – alimentos processados”.
Clique aqui para acessar o estudo.
Quer saber mais sobre oportunidades de internacionalização no setor de máquinas e equipamentos? Entre em contato conosco pelo e-mail: apexbrasil@apexbrasil.com.br