Euromonitor apresenta estudo sobre marcas disruptivas



Euromonitor apresenta estudo sobre marcas disruptivas

A empresa global de pesquisa de mercado Euromonitor International apresentou um novo estudo gratuito, “How to Be a Disruptive Brand: Reinventing Consumer Markets”, explorando como marcas locais e de nicho estão impactando diferentes mercados e apresentando maneiras como grandes multinacionais podem reagir e se tornar disruptivas.

Zandi Brehmer, head de inovação da Euromonitor International, comenta que o ritmo das mudanças nunca foram tão rápidas e só deverão aumentar à medida que a tecnologia e o comportamento do consumidor continuarem a se desenvolver em uma velocidade alarmante. “A ruptura é a nova norma, desafiando marcas globais já estabelecidas a se manterem à frente da curva”, comenta.

Brehmer  cita a Netflix que originalmente satisfazia as demandas dos consumidores que buscavam filmes independente – um mercado visto como não tão lucrativo e mal servido pelo líder de mercado da época, a Blockbuster. “Por fim, as novas tecnologias abriram as portas para o modelo de streaming da Netflix, revolucionando a maneira como assistimos a filmes”, comenta.

Segundo o estudo, marcas disruptivas são aquelas que criam categorias ou mercados inteiramente novos. As marcas disruptivas podem se encaixar em três categorias:

  • Insurgentes: pequenas marcas que apresentam rápido crescimento e que atendem a uma demanda não atendida.
  • Marcas locais: As marcas locais aproveitam de sua conexão com uma pequena região para atender à busca dos consumidores por herança e autenticidade.
  • Incumentes: Grandes multinacionais que são favorecidas pelo alto nível de recursos e conhecimento sobre a marca.

“As multinacionais estão tomando nota do sucesso das marcas insurgentes e locais e estão começando a imitar suas estratégias. As táticas incluem a aquisição de marcas insurgentes ou locais, emulando seus modelos de negócios, acelerando inovação, abraçando as falhas, estabelecendo incubadoras e melhorando a flexibilidade e a eficiência dos negócios”, finaliza  Brehmer .

Para fazer o download na íntegra gratuitamente, acesse: http://bit.ly/2JggeF5

Sobre a Euromonitor International

A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, somos líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferecemos soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em até 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores.