Evento para atração de investimentos em infraestrutura reúne 700 participantes de 48 países



Evento para atração de investimentos em infraestrutura  reúne 700 participantes de 48 países

A Apex-Brasil realizou nesta terça-feira, 28 de julho, o evento Invest in Brasil Infrastructure, um dos maiores eventos do país voltados à atração de investimentos para o setor de infraestrutura. O evento teve mais de 1.100 inscritos de 48 países, com audiência média de 700 espectadores.

Organizado em forma de palestras online com moderação e espaço para perguntas, o Invest in Brasil Infrastructure contou com apresentações de importantes autoridades no setor da infraestrutura e investimentos, como os Ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, a Secretária Especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier e o Diretor de Infraestrutura, Concessões e PPP do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fábio Almeida Abrahão, além de representantes do setor privado Norman Anderson, CEO da CG/LA Infrastructure e Venilton Tadini, Presidente da ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base).

Além disso, foram realizadas apresentações de alguns projetos que já estão disponíveis para investimento nas carteiras de instituições nacionais e subnacionais, como dois projetos do programa PPI (a ferrovia Ferrogrão e projetos de dois Parques Nacionais), projetos de saneamento do BNDES em Alagoas e no Rio de Janeiro, concessões de rodovias em Minas Gerais e um projeto de aeroporto industrial associado ao aeroporto de Belo Horizonte (MG).

Para Sergio Segovia, presidente da Apex-Brasil, o evento foi um grande sucesso. “Não temos dúvidas de que perceberemos os resultados em breve. Já recebemos 25 solicitações de reuniões bilaterais entre representantes do Governo Federal e investidores estrangeiros. A realização de eventos desse porte reforça a importância da atuação da Apex-Brasil como one-stop-shop na atração de investimentos, e demonstra como nosso trabalho segue cada vez mais relevante para a promoção das oportunidades de investimento em nosso País”.

Oportunidades em diversos setores

Os palestrantes destacaram a atratividade dos projetos brasileiros, mesmo no cenário da pandemia do coronavírus, e foram unânimes em apontar questões como o avanço no ambiente regulatório brasileiro, a segurança jurídica e o respeito aos contratos, além da sustentabilidade ambiental dos projetos.

“O Brasil tem um portfólio pujante de projetos de infraestrutura, que permite ao investidor explorar todo um sistema de oportunidades. Mais de 100 leilões serão realizados até 2022. Os projetos de investimento do Brasil têm o maior potencial de retorno do mundo. Um outro fator é a estruturação de qualidade: o governo tem hoje a estruturação mais bem preparada de sua história. Também temos os projetos mais sustentáveis do planeta e queremos mostrar ao mundo que o investimento no país é sinônimo de promoção da sustentabilidade”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

O ministro Rogério Marinho destacou em sua fala o marco legal do saneamento e projetos voltados para revitalização de bacias hidrográficas, tratamento de resíduos sólidos e iluminação pública, entre outros.  “Após seis anos de discussão, conseguimos há 15 dias, sob liderança do presidente Jair Bolsonaro, aprovar o marco do saneamento, que traz segurança jurídica, previsibilidade e respeito aos contratos. E permite rimar economia com saúde, meio ambiente com sustentabilidade”, disse Marinho.

“O novo marco do saneamento nos permitirá enfrentar o desafio que é a universalização do sistema de tratamento de esgoto, fornecimento de água potável e tratamento de resíduos sólidos, o que beneficiará mais de 100 milhões de brasileiros.  Sabemos que há grande liquidez no mercado nesse momento, mas sabemos que há preocupação grande para que essa liquidez seja investida com previsibilidade, segurança jurídica, respeito a contratos, desenvolvimento sustentável e infraestrutura verde. É isso que estamos oferecendo”, concluiu Marinho.

Martha Seillier, Secretária Especial da PPI, apresentou dados que confirmam a grandeza dos projetos de investimentos. “O PPI é um programa muito exitoso, que em 4 anos já entregou 168 projetos arrecadando R$ 708 bilhões em investimentos. Em 2019 tivemos 36 leilões realizados, que envolveram US$ 103 bilhões em investimentos”, afirmou.

Se você perdeu o evento, pode assistir pelo YouTube aqui.

Brasil Investment Forum

Dando sequência a uma série de iniciativas para atração de investimentos estrangeiros para o país, a Apex-Brasil, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo Federal, realizará em 9 e 10 de novembro a terceira edição do Brasil Investment Forum. O evento será realizado em São Paulo, mas em formato híbrido (presencial e online). O Fórum tem o objetivo de apresentar diversas oportunidades de investimentos que o Brasil oferece em setores estratégicos, como agronegócio, defesa, energia, infraestrutura, inovação e tecnologias, entre outros.

Sobre o Invest in Brasil

O Invest in Brasil 2020 é uma série de seis conferências de alto nível de preparação para o Brasil Investment Forum 2020. A série de conferências organizadas pela Apex-Brasil e parceiros visa apresentar as melhores oportunidades de investimentos no país a potenciais investidores estrangeiros e destacar o que o Brasil tem feito para se tornar mais atrativo para o capital internacional. Além da conferência Invest in Brasil Infrastructure, no dia 19 de agosto será realizado o próximo evento, focado em investidores dos Estados Unidos da América, chamado Invest in Brasil Infrastructure – Edição EUA. Veja mais informações sobre este evento aqui.

Próximos eventos:

Agosto
11 de agosto – Invest in Brasil Infrastructure – Sessão EUA

Setembro
Invest in Brasil Infrastructure – Saneamento

Outubro
Invest in Brasil Infrastructure – Sessão Turquia
Invest in Brasil Infrastructure – Portos

Novembro
Invest in Brasil Infrastructure – Sessão Ásia-Pacífico
9 e 10 de novembro – Brasil Investment Forum