Expo 2020: a arte brasileira pelos olhos dos visitantes



Expo 2020: a arte brasileira pelos olhos dos visitantes

Uma equipe de Broadcast da Expo TV esteve no Pavilhão Brasil para gravar uma entrevista especial: uma conversa entre o Diretor de Participantes Internacionais na Expo 2020 Dubai, Omar Shehadeh, e o Comissário Geral do Brasil junto à Expo 2020 Dubai, Elias Rodrigues Martins Filho.

Eles conversaram em meio ao ambiente descontraído e convidativo que a Praça das Águas oferece. O Comissário Geral brasileiro abordou as principais mensagens do Pavilhão e do país à região, assim como o que o Pavilhão Brasil quer que os visitantes experimentem. “Queremos que os visitantes aqui vejam, cheirem, sintam o clima vendo o local e experimentem nossos aromas”, disse Elias, que ao final ofereceu um presente que representa os símbolos da arquitetura brasileira.

Outra importante visita foi da Sua Alteza Xeque Bin Rashid Al Maktoum. Ele foi recebido pelo Diretor do Pavilhão, Raphael Oliveira do Nascimento, que realizou um passeio especial à Praça das Águas, apresentando a beleza dos rios do Brasil. O membro da família real de Dubai não é o primeiro dos seus parentes a se encantar com o espaço nacional.

Música e arte
O artista Midian Almeida retornou ao palco do Pavilhão Brasil e emocionou os visitantes com os ritmos da Bossa-Nova com canções infundidas de jazz e blues. Outro acontecimento foi a visita de Gabriel Gutierrez, diretor artístico e curador da mostra “Para além das Margens”, apresentada pelo Instituto Cultural Vale. Ele esteve com sua equipe para testemunhar o quanto a exposição é profunda para os visitantes e a mensagem transmitida a eles.

A proposta é oferecer ao visitante um pouco da experiência de vida de ribeirinhos por meio de fotografias. Nas imagens expostas, a água forma paisagens que determinam o cotidiano e orienta o caminho da criação e da resistência para manter a identidade e o conhecimento de comunidades e grupos. Os visitantes têm uma visão geral do que o projeto define como nação e como esses retratos de seres humanos no mundo, refletem sua luta diária.