Expo Dubai apresentará 150 oportunidades de investimentos para empresários brasileiros



Expo Dubai apresentará 150 oportunidades de investimentos para empresários brasileiros

Webinar promovido pela Apex-Brasil detalha as atividades de negócios ligadas à exposição universal, que terá potencial de gerar US$ 10 bi em investimentos para o País, além de 100 mil empregos e mais 20 mil postos de trabalho.

Dentro de menos de um mês se iniciam os “jogos olímpicos do soft power”. Foi dessa forma que o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Augusto Pestana, se referiu à Expo Dubai, em webinar promovido na última quarta-feira (1º). O megaevento é um dos maiores do mundo em duração e público participante;

A expectativa é gerar US$ 10 bilhões em investimentos para o País, 100 mil empregos e mais 20 mil postos de trabalho, a partir das 150 oportunidades de investimento e negócios para empresários brasileiros apresentadas para diversos setores estratégicos.

“Mostraremos a força e a diversidade da nossa economia, a excelência e a competitividade com que produzimos. Será a demonstração de que o Brasil entra nos grandes debates do desenvolvimento sustentável como um fornecedor de soluções”, destacou Pestana. “Somos um país consciente da necessidade de corrigir em escala global percepções distorcidas ou incompletas da sua realidade. Cumprir essa missão com êxito é, além de um dever patriótico, algo que, literalmente, não tem preço”, acrescentou.

O encontro virtual reuniu o secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Sarquis José Buainain Sarquis, o embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Brasília, Saleh Alsuwaidi, o embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Fernando Igreja, o diretor do Departamento de Promoção de Serviços e de Indústria do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Luiz Cesar Gasser, entre outras autoridades.

Impactos

Com duração de seis meses, de outubro deste ano a março de 2022, a Expo Dubai tem previsão de atrair 25 milhões de visitantes. O Brasil terá um pavilhão de quase 4 mil metros quadrados no megaevento, ao lado de 191 outros países participantes.

Organizado pela Apex-Brasil, o pavilhão nacional vai mostrar os potenciais econômicos, culturais, tecnológicos e sustentáveis do País, promovendo experiências sensoriais inéditas para criar uma conexão com os mais de 3,5 milhões de visitantes esperados só no espaço brasileiro.

Segundo o gerente de investimentos da Apex-Brasil, Adalberto Netto, a estimativa é que o evento traga mais de US$ 10 bilhões em investimentos para o Brasil, que serão concretizados até o final de 2022. Com isso, mais de 20 mil postos de empregos serão criados.

Netto destacou que, durante a Expo Dubai, serão realizadas simultaneamente mais de 50 feiras de investimentos. A Apex-Brasil estima que, nesses eventos, os exportadores brasileiros poderão firmar contratos de US$ 500 milhões, resultando na manutenção de quase 100 mil empregos em território nacional.

“Teremos muitas oportunidades de investimentos a serem exploradas durante a Expo. Serão quatro grandes eventos de atração de investimento dentro da Expo, onde mais de 150 oportunidades de investimentos e negócios serão apresentadas, para diversos setores estratégicos como infraestrutura, tecnologia, energias renováveis, PPI, entre outros”, afirmou Netto.

Em fala durante o webinar, o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Fernando Igreja, apresentou as potencialidades do Oriente Médio e as oportunidades de negócios para o Brasil. “Dubai é um hub e a Expo Dubai é um momento para que os empresários possam estabelecer essas conexões com outras regiões do mundo, da Ásia, dos Emirados. É preciso que o Brasil aprofunde ainda mais seus laços no campo científico, tecnológico e de inovação. E Dubai nos proporciona com excelência essa oportunidade na Expo”, disse.

O diretor internacional da Dubai Chamber of Commerce & Industry, Omar Alkhan, ressaltou o interesse em parcerias com o Brasil e apresentou um panorama da economia de Dubai, com os diversificados setores estratégicos para o PIB do país. Também elencou as facilidades que o emirado apresenta para atrair empresários de todo o mundo a empreenderem em Dubai. “A cidade oferece segurança e oportunidade de florescimento econômico rápido. Esperamos conectar grandes mentes na Expo Dubai”, afirmou.

Pavilhão do Brasil

O tema da Expo Dubai este ano será Conectando Mentes, Criando o Futuro. Os pavilhões dos países ficarão distribuídos em três distritos referentes aos subtemas: Sustentabilidade, Oportunidade e Mobilidade. O do Brasil estará presente no distrito da Sustentabilidade, mostrando a diversidade de sua fauna e flora, a multiplicidade étnica, criativa e cultural do povo brasileiro. O Brasil vai posicionar-se como um país agregador, ator de relevância global nas questões internacionais relacionadas à sustentabilidade.

O diretor do Pavilhão do Brasil, Raphael Nascimento, relembrou que em 2015, na Expo Milão, o pavilhão do Brasil foi o segundo mais visitado, ficando atrás apenas da Itália, país sede naquele ano. A expectativa desta edição é receber 20 mil visitantes por dia, o que resulta ao longo dos seis meses 3,5 milhões de visitantes potenciais. “Esse número é maior do que o de visitantes que o nosso país recebe no mesmo período de tempo. Temos uma excelente oportunidade e queremos que o visitante crie uma conexão com o nosso País através da Praça das Águas, que é o nosso elemento lúdico e de interação, da mobília, da culinária presente no restaurante do local, entre outros detalhes”, conta Nascimento.

O pavilhão brasileiro terá como subtemas a natureza, as pessoas e o amanhã. “Para alcançarmos o desenvolvimento sustentável precisamos pensar no meio ambiente, nas pessoas (fator social) e nos seus meios de vida (fator econômico)”, explicou o comissário-geral do Brasil para a Expo 2020 Dubai, Elias Martins Filho, que apresentou no webinar as imagens do magnífico projeto arquitetônico do pavilhão, que exibirá a capacidade dos arquitetos brasileiros de unirem estética, tecnologia e sustentabilidade. De dia, o espaço transmitirá a sensação de paz, relaxamento, tranquilidade. Enquanto à noite, o pavilhão “acorda” com projetores iluminando a membrana translúcida que recobrirá a enorme estrutura metálica com quatro faces de 48m x 20m.

O espaço contará com a participação de delegações das três esferas públicas (federal, estadual e municipal), que desenvolverão atividades diversas.

Para o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Jean Marcel Fernandes, o Brasil estar neste tema é uma ótima oportunidade de promoção da imagem do agronegócio brasileiro no exterior. “O Brasil já produz com sustentabilidade e poderemos mostrar toda a nossa diversidade, a tecnologia aplicada no campo e, que, além disso, o nosso país também é um destino atraente do ponto de vista econômico”, disse.