Expo Dubai: arquitetura inovadora do pavilhão do Brasil será destaque na Exposição Internacional



Expo Dubai: arquitetura inovadora do pavilhão do Brasil será destaque na Exposição Internacional

O projeto, selecionado por concurso realizado pela Apex-Brasil, preconiza a sustentabilidade. Mobiliário do espaço tem assinatura do renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha

A Expo Dubai 2020, que começa oficialmente nesta sexta-feira (1º), vai ampliar a visibilidade da arquitetura e do design brasileiros no Oriente Médio e regiões vizinhas. O projeto arquitetônico do Pavilhão do Brasil é uma grande oportunidade de mostrar o que o País tem de melhor em termos estéticos, sustentáveis, tecnológicos e de inovação.

Projetado pelos escritórios JPG.ARQ, MMBB e Ben-Avid, o mobiliário que vai compor o espaço foi assinado pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha, falecido este ano. Os objetos são uma parceria com a fábrica de móveis OVO e trará obras singulares que vão saltar aos olhos dos cerca de 20 mil visitantes esperados por dia – com previsão total de 3,5 milhões ao longo de seis meses de duração do megaevento. Tanto o escritório de arquitetura MMDD quanto a OVO e Mendes da Rocha já haviam feito parceria na ocasião da concepção do SESC 24 de maio, espaço cultural construído no centro de São Paulo em 2017.

O pavilhão do Brasil tem quase 4 mil metros quadrados. A organização do espaço e de toda a programação que será apresentada é liderada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – instituição ligada ao Ministério das Relações Exteriores. A principal missão da Agência é promover exportações, atrair investimentos estrangeiros e internacionalizar as empresas brasileiras. Portanto, organizar e participar de feiras internacionais é um dos principais ativos.

Desta vez, o projeto arquitetônico do Pavilhão do Brasil foi selecionado em concurso nacional de arquitetura, organizado pela Apex-Brasil, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil. Ele estará localizado estrategicamente no distrito Sustentabilidade, concebido sob o tema “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, com três subtemas: “Juntos pela Natureza”, “Juntos pelo Ser Humano” e “Juntos pelo Amanhã”. 

Na última Expo, realizada em Milão, em 2015, o pavilhão brasileiro foi o segundo mais visitado, ficando atrás apenas da Itália, país sede naquele ano.

Projeto

O prédio do Pavilhão do Brasil tem dois andares, apoiado sobre pilotis e banhado por um espelho d’água que ocupa quase todos os quase 4 mil metros quadrados do terreno. Em volta, há uma enorme estrutura metálica com quatro faces recobertas por uma membrana translúcida. Também traz uma reprodução da Floresta Amazônica, onde projetores darão vida à biodiversidade do país, mostrarão imagens dos nossos patrimônios histórico-culturais, das festas populares, de cidades brasileiras e de fontes de energia renováveis.

A experiência sensorial e estética é o grande destaque do Pavilhão do Brasil. Ao pisar no pavilhão, o visitante vai se sentir em um oásis, imerso no ambiente natural do Brasil, passeando por suas mais ricas e belas paisagens. Vai experimentar a diversidade gastronômica e cultural, através do paladar, dos ritmos, sons, texturas e imagens.

A água representa a abundância dos rios brasileiros, especialmente no Rio Negro, o maior afluente esquerdo do Rio Amazonas e um dos maiores rios da nossa hidrografia. No entanto, o elemento utilizada no espaço é fruto de reaproveitamento proveniente da chuva, de filtros de retrolavagem e do condensamento do sistema de climatização. Um dos desafios foi reter o máximo volume de água da chuva usando as instalações de filtro (tanques de equilíbrio subterrâneos), sempre mirando reduzir o consumo.

Haverá ainda projetores no Pavilhão, que irão converter a membrana translúcida da estrutura de aço em telas enormes, mostrando o ecossistema, as cidades brasileiras e a tecnologia que fornece segurança alimentar. Em meio ao calor do deserto de Dubai, o espaço fornece sombra e frescor durante o dia e se assemelha a um cubo flutuante luminoso à noite, que se cruza com uma passarela escura feita de concreto preto antiderrapante. 

Sustentabilidade

Além da água reaproveitada, as luminárias serão todas de baixo consumo tipo LED. Haverá uso do sistema BMS de automação predial para monitoramento e controle do consumo de energia e água. Trata-se de um sistema computadorizado que controla e monitora os equipamentos mecânicos, hidráulicos e elétricos do edifício, como ventilação, iluminação, sistemas de produção de energia térmica, sistemas de prevenção e combate a incêndio e sistemas de segurança. Ele garante uma operação inteligente e sustentável dos sistemas de engenharia do pavilhão.

Haverá também ventilação natural na edificação com aberturas que permitirão que o ar entre na edificação em um nível inferior e saia no nível superior. Esta estratégia permite a dissipação do calor acumulado, gerado tanto pela radiação solar quanto pelos ganhos internos.

Na estrutura metálica do pavilhão, os idealizadores do projeto utilizaram sistema de proteção contra descargas atmosféricas, aumentando a eficácia do sistema e reduzindo o uso de materiais de cobre e alumínio.

Expo Dubai

A Expo Dubai é uma exposição universal, evento itinerante que ocorre a cada cinco anos, em que a maior atração são os pavilhões dos países participantes. Este ano, ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. A expectativa é atrair 25 milhões de visitantes de todo o mundo com o intuito de explorar inovações, ideias, avanços científicos e tecnológicos.

Reunirá diversos setores, tais como empresas privadas, ONGs e instituições governamentais, todas destinadas a discutir negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia. O Brasil e outras 191 nações estão instaladas em pavilhões nacionais distribuídos por uma área de 4.380 m2, localizada entre Dubai e Abu Dhabi. Este ano, em especial, a exposição universal marca um momento de retomada no período pós-pandemia.

Apex-Brasil
A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Apoia mais de 15 mil empresas em 57 setores, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.

Para mais informações sobre a Expo Dubai 2020:
https://www.expo2020dubai.com/
https://www.brasilexpodubai2020.com/