Expo Dubai: Semana do Espaço expõe protótipos de satélites brasileiros no Pavilhão Brasil



Expo Dubai: Semana do Espaço expõe protótipos de satélites brasileiros no Pavilhão Brasil

Serão cinco dias de discussões com representantes de outros países e conferência organizada pela ONU que debate acesso da mulher no setor aeroespacial

A Semana do Espaço, que começou no domingo (17) na Expo Dubai, vai promover, por cinco dias, encontros e conferências envolvendo a participação e expertise do Brasil no setor. No Pavilhão Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), organizaram exposição temporária sobre o Espaço. Serão apresentados, por exemplo,  protótipos de satélites brasileiros na Praça das Águas, no centro do Pavilhão.

Logo no início da semana temática, o espaço do Brasil na Expo Dubai recebeu a visita de três astronautas: Marcos Pontes, astronauta e Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil; Christer Fuglesang, astronauta da Suécia; e Sergei Krikalev, cosmonauta e cientista da Rússia. Krikalev manteve, até 2015, o recorde do homem que permaneceu mais tempo em órbita: 803 dias. Outro episódio curioso envolve o fim da União Soviética, quando ele ficou no espaço por 311 dias, o dobro do tempo previsto para a missão.

Outros compromissos estão agendados para a Semana do Espaço. Entre eles está a conferência Space4Women, no Centro de Exposições de Dubai, evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelos governos do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos. A Space4Women é uma iniciativa da ONU que incentiva mulheres e meninas a buscarem educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) com o objetivo de alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento feminino no setor espacial.

A convenção ocorre na quinta (21) e sexta-feira (22) e vai promover debates acerca de iniciativas, desafios e oportunidades para as mulheres no setor aeroespacial que possam ajudar a atingir as metas propostas. Na noite de quinta, ocorre jantar oficial do evento no Pavilhão Brasil.

Além de encontros bilaterais ao longo da próxima semana, Marcos Pontes participa de mesa redonda sobre espaço e sustentabilidade no Pavilhão Sueco e de evento para intercâmbios de ideias sobre tecnologia espacial para a sustentabilidade.

Programação de outubro

Na próxima semana, o Pavilhão Brasil será palco de apresentações artísticas e culturais que remetem ao estado de São Paulo. O SP Week Expo também abrigará ativações de alimentos e bebidas de empresas brasileiras sediadas no estado. Na galeria e na Sala Igarapé, será montada exposição audiovisual sobre o potencial econômico paulista e um showcase de grandes empresas do estado para apresentação de seus produtos.

Expo Dubai

A Expo Dubai é uma exposição universal, evento itinerante que ocorre a cada cinco anos, em que a maior atração são os pavilhões dos países participantes. Este ano, ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. A expectativa é atrair 25 milhões de visitantes de todo o mundo com o intuito de explorar inovações, ideias, avanços científicos e tecnológicos.

A World Expo abrange diversos setores, tais como empresas privadas, ONGs e instituições governamentais, todas destinadas a discutir negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia.

O Brasil e outras 191 nações estão instaladas em pavilhões nacionais distribuídos por uma área de 4.380 m2, localizada entre Dubai e Abu Dhabi. A Apex-Brasil é a responsável pela organização do Pavilhão do Brasil.