Exportação: indústrias de biscoitos, massas alimentícias, pães & bolos industrializados faturam USD 196,3 milhões em 2020



Exportação: indústrias de biscoitos, massas alimentícias, pães & bolos industrializados faturam USD 196,3 milhões em 2020

Juntas, as categorias somaram em volume 158 mil toneladas de produtos vendidos ao exterior 

As categorias contempladas pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) alcançaram o número de USD 196,3 milhõesem exportações em 2020. No total, houve 15% de crescimento em valor, quando comparado com o fechamento de 2019 (USD 171 milhões). Em volume, o aumento foi significativo (52%), somando 158 mil toneladas de produtos vendidos ao exterior. 

“Em 2020, a crise provocou alta demanda por produtos de primeira ordem na alimentação como farinhas, misturas, macarrão, massas instantâneas, pão de forma, além de alimentos congelados. Destacamos o pão de forma, que triplicou o faturamento em exportações em 2020, tendo como destino principal os países da América do Sul”, contextualiza Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI.

Para 2021, a associação espera sustentar o crescimento destas categorias, projetando um aumento médio de ao menos 10% frente a 2020, tendo em vista a permanência do período da pandemia e eventual crise financeira em decorrência da COVID-19. “Manteremos um cuidadoso olhar para a China, entre os mercados-alvo de nosso setor no exterior. Devemos acompanhar o crescimento previsto pelo PIB Chinês de 8,2% em 2021, sustentando um substancial aumento das exportações brasileiras ao país em 2020”, conclui Zanão. Em 2020 as exportações brasileiras cresceram 120% em valor para a China frente a 2019 – o destino subiu 13 posições e passou a figurar entre os 30 principais do setor no exterior, o segundo no continente asiático atrás apenas do Japão.

A apresentação dos resultados detalhados, contemplando as estatísticas do setor 2020, será aberta ao público no dia 09 de fevereiro às 16h pela plataforma Zoom. Inscreva-se pelo link: https://cutt.ly/Yj8EjUM

Pães & Bolos Industrializados

As categorias movimentaram um total de USD  77, 8 milhões de produtos exportados – receita de 34% a mais que em 2019 – resultante da venda de 71 mil toneladas de produtos, totalizando 83% de aumento.

“Estas categorias ganham espaço no mercado devido à praticidade e maior vida útil com destaque para as misturas para pães e bolos, impulsionadas também pelo isolamento provado pela pandemia com aumento de refeições dentro dos lares. Além disso, fatores como qualidade na composição dos produtos e em embalagens, além de bom preço, determinam os bons resultados também para pães de forma e torradas”, destaca Claudio Zanão.

Massas Alimentícias

Foi a categoria que mais se destacou com um aumento expressivo de 159% em faturamento, totalizando USD 24,3 milhões e 29 mil toneladas em volume, 247% a mais que no mesmo período de 2019.

“O macarrão foi um dos alimentos mais consumidos durante a pandemia. Sua crescente popularidade em diferentes culturas ao redor do mundo pode ser atribuída não só à sua deliciosa versatilidade, mas também por ser acessível ao ‘bolso’ da grande maioria de famílias”, diz Zanão.

O Brasil fortaleceu as exportações de massas grano duro em 2020. Apenas para El Salvador, Chile, Venezuela e Estados Unidos, os principais destinos das exportações da categoria no último ano, as vendas somaram USD 15,7 milhões e 22,7 mil toneladas.


Biscoitos

Somaram USD 94 milhões em faturamento e 57 mil toneladas de produtos exportados, apontando estabilidade em volume quando comparado ao mesmo período de 2019.

“A falta de confiança na economia não permitiu grandes investimentos ou compras a longo prazo o que trouxe a racionalização do consumo na categoria”, explica Zanão.

Apesar desse panorama, reforça-se que esta é a categoria mais forte do setor da ABIMAPI e respondeu por 43,5% do total das exportações brasileiras. Em 2020, as exportações brasileiras de biscoitos cresceram de forma exponencial para mercados importantes na América do Sul, como Bolívia, Chile, Colômbia e Peru, além de destinos no Oriente Médio, como Iêmen e Omã.

AÇÕES DE SUCESSO

O resultado é consequência do trabalho desenvolvido pelo projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, mantido pela ABIMAPI em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que busca oportunidades que aproximem as empresas do segmento de seus clientes e potenciais parceiros no exterior. 

Em 2020, como efeito da pandemia, praticamente todas as ações realizadas migraram do ambiente presencial para o virtual. A exceção foi a feira ISM, ocorrida em fevereiro do ano passado em Colônia, Alemanha, gerando mais de USD 8,5 milhões em negócios.

Entre março e dezembro, foram realizados diversos webinars abordando conteúdos relevantes com diferentes objetivos: capacitar para reuniões de negócios online, apresentar dados sobre mercados potenciais, atualizar os impactos da pandemia nos negócios internacionais, informar os diferentes operadores e os serviços para facilitação das operações de comércio exterior, entre outros, como inspirar as empresas com cases do setor que vivenciaram a recente experiência de suas primeiras exportações. Ao todo, foram mais de 20 encontros virtuais foram realizados e as discussões promovidas estão disponíveis no Canal do YouTube da associação.

Também foi realizado um importante projeto em parceria com as empresas Juniores de Relações Internacionais da ESPM/SP (Global Jr) e PUC/SP (Prisma Jr), para exportações de produtos congelados e para marcas próprias na América Latina.

O projeto setorial promoveu mais de 10 entrevistas virtuais, incluindo o debate com as Embaixadas do Brasil em Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Cidade do Panamá (Panamá), Cidade do México (México), sobre a realidade, o dinamismo e as oportunidades em tais mercados selecionados como prioritários para desenvolvimento de negócios para congelados e marcas próprias.

Muito além, todas parcerias foram potencializadas em 2020, a exemplo do estudo inédito elaborado pela ABIMAPI com apoio da Embaixada do Brasil em Washington e o Consulado Geral do Brasil em Nova Iorque, além do escritório da Apex-Brasil em Miami, todos nos Estados Unidos. Tais parceiros também contribuíram para realização de reuniões online de negócios com compradores potenciais norte-americanos intitulados Online Business Talks, iniciativa levada para outros países, a exemplo de Argentina, Bolívia, Chile, China, Colômbia, EUA, EAU, Nigéria, Peru, Portugal e Uruguai.

Em paralelo às ações mencionadas acima, ocorreram seis Rodadas de Negócios Online, onde a instituição recebeu mais de 120 compradores de 15 de países que geraram cerca de USD 8 milhões em negócios. As 25 empresas brasileiras que participaram dos encontros virtuais passaram por diversos treinamentos inclusive com convidados estrangeiros. As reuniões online multiplicaram as conexões do setor com o mundo em diferentes fusos horários – as empresas viajaram pelo mundo na frente de seus computadores e celulares.

Destaca-se, ainda, o reforço do setor no marketing digital internacional. Uma página para atender exclusivamente os potenciais clientes estrangeiros foi desenvolvida em junho de 2020 no Linkedin. Em 6 meses de forma 100% orgânica, a página alcançou mais de 1300 seguidores atingindo países como China, Estados Unidos e Portugal. Siga também em: www.linkedin.com/company/abimapi-international

Sobre a ABIMAPI:

Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa 104 empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, a pesquisadores e às demais entidades, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. www.abimapi.com.br.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Site: www.apexbrasil.com.br.

Informações para a imprensa:

ABIMAPI

(11) 5188-6210

Mariana Ortiz

comunicacao@abimapi.com.br