Exposição em Los Angeles homenageia a obra de Mauricio de Sousa
A exposição “Portraits of Mônica” traz a mágica do universo dos quadrinhos da Turma da Mônica ao público norte-americano. A mostra é uma homenagem ao criador da turminha, Mauricio de Sousa, concedida pelo Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles. No evento serão expostos trabalhos de brasileiros e americanos inspirados na famosa personagem. As releituras são das mais variadas vertentes: pinturas, fotografias, esculturas, cerâmica e até mesmo grafitte.
A exposição acontece no mês em que a Mauricio de Sousa Produções completa 60 anos de história. Em 18 de julho de 1959 foi publicada a primeira tira dos personagens Bidu e Franjinha pela editora, que hoje faz parte do Brazilian Publishers – projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria firmada entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Em entrevista ao Publish News, o criador da Turma da Mônica fala sobre a importância de conversarmos com o público internacional: “para os brasileiros com saudades, essa é uma oportunidade de conferir a personagem em uma seleção de materiais artísticos muito bem elaborados”, lembra Mauricio.
A editora já organizou algumas ações de incentivo à leitura da HQ em outros países, como o lançamento da versão estrangeira da “Turma da Mônica Jovem”, produto que chegou aos Estados Unidos e Canadá ainda este ano, e o aplicativo com catálogo de histórias em português, inglês e espanhol.
A exposição tem entrada gratuita e acontece na Galeria Vinícius de Moraes (8484 Wilshire Boulevard, suite 300 Beverly Hills, CA) de segunda a sexta, das 9h às 13h, até o dia 2 de agosto.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.