Fabricantes brasileiros do setor de soluções agroveterinárias e nutricionais participam de rodadas de negócios com importadores russos
De 29 de novembro a 10 de dezembro, fabricantes brasileiros de medicamentos veterinários e aditivos para rações para animais agrícolas e domésticos participam de uma intensa agenda de reuniões de negócio com distribuidores que atuam na Rússia e na Eurásia. A ação, organizada pelo Escritório da ApexBrasil em Moscou, em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos (ABIQUIFI), será realizada em formato virtual.
Os encontros têm como objetivo estabelecer relações comerciais e desenvolver a cooperação entre os fabricantes brasileiros de medicamentos veterinários com empresas da Rússia e países da CEI: importadores; distribuidores de medicamentos veterinários e aditivos para rações; empresas locais interessadas na produção conjunta.
O Chief Operating Officer do Escritório da ApexBrasil Eurásia, Almir Américo, explica que a Rodada é um projeto pioneiro na região. “É a primeira vez que empresas de soluções veterinárias participam de um evento exclusivo e dedicado a esse setor. Elas estão sendo apresentadas aos melhores distribuidores da Rússia, Ucrânia, Cazaquistão e Uzbequistão, e a resposta do lado euroasiático tem sido surpreendente”, disse. Almir explica ainda que a meta era realizar seis reuniões por empresa brasileira, mas já há empresas com 10 reuniões agendadas. “Nosso objetivo é que, ao final deste evento, as empresas brasileiras possam definir seus representantes na Eurásia, tendo em vista expandir a participação brasileira no grandioso mercado que está em pleno desenvolvimento nessa região, sobretudo na Rússia”, concluiu.
Representantes de sete fabricantes de medicamentos veterinários e aditivos para rações para animais agrícolas e domésticos irão participar nas reuniões B2B. Participam da ação as empresas Biolab Sanus Farmacêutica LTDA, INPRENHA Biotecnologia S.A., Farmabase Saúde Animal LTDA., LABOVET Prods. Veterinários LTDA., Probac do Brasil Prods. Bacteriológicos LTDA., Syntec do Brasil LTDA. e a VETNIL. Para divulgar os produtos brasileiros aos importadores russos, foi desenvolvido um site para a ação (https://www.brazil-onlineb2b.com/vet/), além de um catálogo virtual.
A indústria brasileira de medicamentos veterinários é a segunda maior do mundo, oferecendo uma ampla gama de produtos para animais agrícolas e domésticos. Atualmente, existem mais de 100 fabricantes de medicamentos veterinários e aditivos para rações no país. O mercado brasileiro de medicamentos veterinários em 2020 foi de US $ 1,38 bilhão, com aumento de 16,5% em relação a 2019.
Em menos de uma década, a Rússia passou da dependência crônica da importação de proteínas de origem animal para a quase autossuficiência na produção de carnes. Grandes investimentos foram realizados no país para a expansão dos rebanhos e a estruturação da indústria frigorífica local. Essa atividade econômica ainda é muito dependente de insumos e soluções importadas.