Fabricantes de autopeças participam de rodadas de negócios com importadores russos



Fabricantes de autopeças participam de rodadas de negócios com importadores russos

Ao longo do mês de novembro, nove empresas brasileiras do setor de autopeças participam de uma intensa agenda de reuniões de negócio com distribuidores que atuam na Rússia e em outros mercados da região, como Belarus e Cazaquistão. A ação está sendo organizada pelo escritório da Apex-Brasil em Moscou, em parceria com o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), e acontece totalmente online.

Encontrar importadores e negociar a venda de autopeças não é uma tarefa simples, já que é um setor extremamente técnico, com distribuidores especializados e a necessidade de atenção a regras e certificações. A pandemia trouxe dificuldades adicionais, com o impedimento de encontros presenciais. Mas a equipe do escritório da Apex-Brasil em Moscou encarou o desafio: “O mercado de componentes na Rússia é superior a
US$ 20 bilhões e, portanto, há um grande potencial para as empresas brasileiras. Para que esta ação pudesse ser bem sucedida, de forma totalmente online, dedicamos extrema atenção à seleção dos participantes, para que os produtos ofertados atendessem à demanda e fossem compatíveis com a frota de automóveis da Eurásia”, explica Almir Américo, CEO do escritório da Apex-Brasil em Moscou.

Participam da ação as empresas Duroline SA, Hubner Componentes e Sistemas Automotivos, SBU Sociedade Brasileira de Usinagem, Indústria e Comércio de Autopeças Rei, RGR Conexões, Zen SA Indústria Metalúrgica, Metalmatrix Indústria Metalúrgica, Reserplatic Indústria de Autopeças e Sofape Fabricante de Filtros. Para divulgar os produtos brasileiros aos importadores russos, foi desenvolvido um site para a ação (http://brazil-onlineb2b.com/), além de um catálogo virtual e anúncio em site especializado do setor na Rússia. Além disso, foi contratado um trabalho de matchmaking (seleção e contato com importadores).

A prospecção do mercado da Rússia para o setor de autopeças começou com a realização de um estudo em 2012, a partir da parceria entre Apex-Brasil e Sindipeças. A partir do estudo, compradores da Rússia passaram a ser convidados para missões compradoras realizadas no Brasil no âmbito do projeto Brasil Autoparts. Em 2019, as duas instituições organizaram uma missão de 14 empresas brasileiras do setor a Moscou. Na ocasião, os empresários participaram de agendas de negócios com distribuidores locais, de seminários com especialistas do mercado e de visitas técnicas a duas montadoras automobilísticas da região de Moscou. O resultado foi uma expectativa de negócios, à época, de US$ 4 milhões. Confira vídeo da missão aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Z-JL_vkaokc