Fabricantes de autopeças participam de rodadas de negócios com importadores russos
![Fabricantes de autopeças participam de rodadas de negócios com importadores russos](/wp-content/uploads/2020/11/fabricantes-de-autopecas-participam-de-rodadas-de-negocios-com-importadores-russos.png)
Ao longo do mês de novembro, nove empresas brasileiras do setor de autopeças participam de uma intensa agenda de reuniões de negócio com distribuidores que atuam na Rússia e em outros mercados da região, como Belarus e Cazaquistão. A ação está sendo organizada pelo escritório da Apex-Brasil em Moscou, em parceria com o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), e acontece totalmente online.
Encontrar importadores e negociar a venda de
autopeças não é uma tarefa simples, já que é um setor extremamente técnico, com
distribuidores especializados e a necessidade de atenção a regras e
certificações. A pandemia trouxe dificuldades adicionais, com o impedimento de
encontros presenciais. Mas a equipe do escritório da Apex-Brasil em Moscou
encarou o desafio: “O mercado de componentes na Rússia é superior a
US$ 20 bilhões e, portanto, há um grande potencial para as empresas
brasileiras. Para que esta ação pudesse ser bem sucedida, de forma totalmente
online, dedicamos extrema atenção à seleção dos participantes, para que os
produtos ofertados atendessem à demanda e fossem compatíveis com a frota de
automóveis da Eurásia”, explica Almir Américo, CEO do escritório da Apex-Brasil
em Moscou.
Participam da ação as empresas Duroline SA, Hubner Componentes e Sistemas Automotivos, SBU Sociedade Brasileira de Usinagem, Indústria e Comércio de Autopeças Rei, RGR Conexões, Zen SA Indústria Metalúrgica, Metalmatrix Indústria Metalúrgica, Reserplatic Indústria de Autopeças e Sofape Fabricante de Filtros. Para divulgar os produtos brasileiros aos importadores russos, foi desenvolvido um site para a ação (http://brazil-onlineb2b.com/), além de um catálogo virtual e anúncio em site especializado do setor na Rússia. Além disso, foi contratado um trabalho de matchmaking (seleção e contato com importadores).
A prospecção do mercado da Rússia para o setor de autopeças começou com a realização de um estudo em 2012, a partir da parceria entre Apex-Brasil e Sindipeças. A partir do estudo, compradores da Rússia passaram a ser convidados para missões compradoras realizadas no Brasil no âmbito do projeto Brasil Autoparts. Em 2019, as duas instituições organizaram uma missão de 14 empresas brasileiras do setor a Moscou. Na ocasião, os empresários participaram de agendas de negócios com distribuidores locais, de seminários com especialistas do mercado e de visitas técnicas a duas montadoras automobilísticas da região de Moscou. O resultado foi uma expectativa de negócios, à época, de US$ 4 milhões. Confira vídeo da missão aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Z-JL_vkaokc