Feira do Livro de Bogotá conta com a participação de cinco editoras



Feira do Livro de Bogotá conta com a participação de cinco editoras

A Feira do Livro de Bogotá acontece de 24 de abril a 6 de maio e conta com a participação de cinco editoras brasileiras durante a Jornada Profissional do evento. Além das empresas, dois autores nacionais marcam presença na mostra: Geovani Martins e Martha Mamede Batalha. A delegação brasileira é encabeçada pelo Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Confira a lista completa dos participantes aqui.

Em 2018, as nove empresas nacionais que participaram do evento geraram US$ 99 mil em negócios durante as reuniões de realizadas na feira. “Os números dos últimos eventos literárias internacionais têm sido bastante satisfatórios para as editoras brasileiras e acreditamos que isso não vai ser diferente na Colômbia. Estimamos o valor de US$ 120 mil em negócios fechados e expectativas para os 12 meses subsequentes ao evento”, pontua Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da Câmara Brasileira do Livro e Gerente do Brazilian Publishers.

Geovani Martins e Martha Batalha participam da Feira do Livro de Bogotá 2019
Por meio do apoio do Brazilian Publishers, os escritores Geovani Martins e Martha Batalha estão incluídos na programação da Feira do Livro de Bogotá.

Geovani lançou seu primeiro livro “O Sol Na Cabeça” em março de 2018 e a obra já teve os seus direitos vendidos para dez países, como Inglaterra, Itália, França, Portugal, Espanha, Holanda e China. O título reúne 13 contos que trazem voz para diversos personagens que vivem dentro de um cenário à margem da sociedade: as favelas cariocas. Todos os textos são marcados por um ritmo de oralidade, que mistura o aspecto formal da escrita e a linguagem informal dos personagens, apresentando suas personalidades e o cenário onde vivem.

Martha Batalha é autora do romance “A vida invisível de Eurídice Gusmão” (2016), que livro teve os direitos vendidos para mais de onze países e para o cinema. A obra foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e semifinalista do Oceanos.

A narrativa apresenta a história de Guida Gusmão, que desaparece da casa dos pais sem deixar notícias enquanto sua irmã Eurídice se torna uma dona de casa exemplar. Entretanto, nenhuma das duas parece feliz com suas escolhas. A trajetória das irmãs Gusmão em muito se assemelha com a de inúmeras mulheres nascidas no Rio de Janeiro no começo do século XX e criadas apenas para serem boas esposas.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.