Feira do Livro de Bolonha: evento italiano muda de data



Feira do Livro de Bolonha: evento italiano muda de data

A Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, foi adiada. O evento, considerado o principal encontro dos maiores produtores mundiais de conteúdo voltado para crianças e jovens, acontece agora entre os dias 4 e 7 de maio. A presença brasileira na feira está garantida com o estande compartilhado entre a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e o Brazilian Publishers — projeto setorial realizado por meio de uma parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Em nota oficial, no site do evento, os organizadores explicam que optaram por adiar o evento por prevenção: “informamos aos nossos expositores e visitantes que devido à emergência do Coronavírus, a Feira do Livro Infantil de Bolonha é adiada para segunda-feira 4 – quinta-feira 7 de Maio de 2020”. A programação da feira está sendo realocada para as novas datas, porém o conteúdo e a sequência da agenda não devem ser alterados. Além disso, os organizadores ainda ressaltam que todos os tipos de bilhetes (adquiridos ou emitidos gratuitamente) permanecem válidos.

“Permanecemos atentos e continuamos a todo vapor na organização da delegação brasileira que vai ao evento. Temos, ao todo, 23 editoras que levarão o melhor de seu conteúdo para apresentar ao público internacional”, diz Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da CBL e Gerente do Brazilian Publishers. E acrescenta: “o adiamento da Feira do Livro de Bolonha é uma medida de prevenção importante”.

A FNLIJ leva para o evento uma exposição com a produção da literatura infanto-juvenil brasileira lançada em 2019. Com isso, a Fundação pretende mostrar ao mundo um panorama da produção nacional no último ano. Os livros são divididos nas categorias Ficção (para crianças e para jovens), Não Ficção, Poesia, Reconto e Livro de Imagem.

Já o Brazilian Publishers pretende rechear o estande com um número expressivo de editoras participantes do Programa, que se inscreveram para participar da feira. Serão, no total, 23 publishers brasileiras – cinco a mais em comparação com a delegação que esteve no evento em 2019, quando foi até Bolonha um time de 18 editoras.

São elas: Girassol Brasil, Ciranda Cultural,FTD Educação, Callis Editora, Ozé, Bom Bom Book’s,Todolivro, Jujuba Editora, DSOP, Guismofews, Ateliê da Escrita, Melhorpubli, Grupo Companhia das Letras, Carochinha, Editora do Brasil, Pallas Editora, On Line Editora, Faro Editorial, Boitatá, Editora Pulo do Gato, Mil Caraminholas, IMEPH e Solisluna.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.