Feira do Livro de Londres conta com a participação de oito editoras brasileiras



Feira do Livro de Londres conta com a participação de oito editoras brasileiras

A Feira do Livro de Londres ocorre de 12 a 14 de março. É uma das principais plataformas do mercado editorial para negociação de direitos, venda e distribuição de conteúdo. Com o apoio do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização do conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), oito editoras brasileiras irão marcar presença no evento. Confira a lista das empresas aqui.

Em 2018, a delegação nacional gerou US$ 200 mil em negócios e perspectivas para os 12 meses subsequentes ao evento. “A nossa participação é essencial para dar continuidade ao relacionamento com profissionais do mercado de língua inglesa e apresentar a qualidade do nosso conteúdo editorial”, aponta Fernanda Dantas, Gerente de Relações Internacionais da CBL e Gerente do Brazilian Publishers.

A editora Arole Cultural, especializada em títulos que abordam as religiões afro-brasileiras, participa do evento internacional pela primeira vez. “A Feira do Livro de Londres vai ser o primeiro passo para o nosso projeto de internacionalização acontecer. Nosso maior objetivo é conhecer as editoras de língua inglesa, realizar um intercâmbio de culturas e títulos e realmente mostrar a cara do Brasil e da cultura afro-religiosa”, conta Diego de Oxóssi, diretor e fundador.

Durante o evento, Diego pretende apresentar a coleção “O Livro dos Orixás para Crianças”, que é composta por 18 volumes escritos por cinco doutoras em educação infantil. O primeiro livro da coleção, “Conhecendo os Orixás: de Exu a Oxalá”, foi lançado em 2018 e apresenta os costumes e características de divindades africanas, intituladas como Orixás.

Cada volume apresenta lendas sagradas e informações sobre um orixá específico, como “Exu, Dois Amigos e uma Luta”, que será lançado em março no Brasil. “É fundamental falar o que são os conceitos das religiões de matriz africana para quebrar paradigmas e preconceitos estabelecidos, como o orixá Exu ser erroneamente associado ao Diabo”, explica Diego. “A maior importância de falar sobre Exu para crianças e adultos é justamente informar e acabar com o preconceito e a intolerância religiosa”, finaliza.

Nas religiões afro-brasileiras, o Orixá Exu é uma a divindade da comunicação, do movimento, do vigor, da força e da vitalidade do ser humano.

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.