Feira Micam deve gerar mais de US$ 24 milhões



Feira Micam deve gerar mais de US$ 24 milhões

Considerada a maior feira de calçados do mundo, a Micam Milano, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de fevereiro, em Milão/Itália, deve gerar US$ 24,37 milhões para 67 marcas brasileiras participantes. O dado está no relatório divulgado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), que promoveu a participação por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, ressalta que, in loco foram comercializados mais de 400 mil pares, que geraram US$ 7 milhões. “O que mais surpreendeu foi a visitação nos estandes brasileiros, que ultrapassou 1,1 mil compradores dos principais mercados do mundo, especialmente localizados no continente europeu”, avalia. Ao número, deve ser somada a cifra de US$ 17,37 milhões, provenientes de negócios alinhavados durante a feira italiana. “Percebemos que as empresas brasileiras, durante o evento, estavam atendendo e fechando pedidos in loco, o que já não é mais tão comum nessas grandes feiras”, acrescenta a analista, destacando a performance das vendas de calçados masculinos no evento.

O gerente de exportações da Radamés, Maurício Ávila, saiu satisfeito com a mostra italiana. Segundo ele, a Micam surpreendeu positivamente, especialmente pelo fato da visitação de novos e importantes compradores. “Tivemos contatos com novos mercados da Coreia do Sul, Colômbia, Geórgia, França, Austrália, Catar, Tailândia, Arábia Saudita, Indonésia, África do Sul e Japão”, conta.

Leandro Camargo, gerente de exportações da Klin, também destaca a visitação de novos compradores, que não apareceram na feira italiana anterior, de Riva del Garda. “Tivemos clientes importantes da Croácia, Rússia, Romênia e Colômbia”, comenta, ressaltando a importância da participação, pois mesmo que os resultados não ocorram in loco, os contatos gerados acarretam negócios ao longo do semestre.

Participaram da mostra as marcas brasileiras Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Raphaella Booz, Smidt, ,Luz da Lua, Dumond, Capodarte, Guilhermina, GVD International, Ferracini 24h, Pegada, Democrata, Ferricelli, Radamés, Sollu, Sapatoterapia, Savelli, Opananken Antitensor, Cravo & Canela,West Coast, Bibi, Contramão, Klin, Ortopé, Piccadilly, Invoice, Andacco, Vizzano, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Modare Ultraconforto, Molekinho, Madeira Brasil, Verofatto, Cecconello, Itapuã, New Face Original, Stéphanie Classic, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Capelli Rossi, Indiana Colors of Brazil, Tabita, Wirth, Carrano, Suzana Santos, Renata Mello, Ala, Zatz, Cristófoli, Divalesi, Werner, Killana, Usaflex, Kildare, Anatomic & Co, Moema, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Cartago, Boaonda, Cherry e Petite Jolie.

Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br| www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear