FilmBrazil aquece os motores para o D&AD
Jurados brasileiros que irão ao festival londrino em maio participaram de um encontro sobre criatividade e mercado
Um bate-papo descontraído e enriquecedor sobre a criatividade do nosso mercado e todo seu potencial competitivo no exterior deu o tom ao encontro de um time seleto de publicitários na última terça-feira, 9, no Ebac. A FilmBrazil, plataforma de internacionalização do audiovisual brasileiro desenvolvida pela APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais, em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, como apoiadora internacional do D&AD 2019, promoveu um warm-up com a presença de jurados brasileiros que estarão julgando os trabalhos no festival, que acontecerá em Londres de 21 a 23 de maio.
Estiveram presentes os seguintes jurados: Felipe Mansur (Alice Filmes), Gisela Schulzinger (Haus), Laura Esteves (VML/Y&R), Marcelo Nogueira (AlmapBBDO), Mariana Sá (Rede Globo) e Roberto Coelho (Satélite Áudio), que falaram sobre suas expectativas para o festival. Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil, integrante do Conselho Consultivo Global do D&D, participou do encontro como representante da organização e fez uma apresentação sobre o festival.
A FilmBrazil apoia o festival e levará um grupo de produtoras brasileiras associadas ao evento londrino. Também irá promover sessões de screenings em algumas agências locais de Londres e um evento de relacionamento em 19 de maio, restrito aos jurados do festival e players do mercado londrino. Marianna Souza, presidente-executiva da APRO, reitera a importância desta parceria com o D&AD : “O D&AD é parceiro da FilmBrazil na curadoria do WHEXT, o nosso festival dedicado à produção audiovisual publicitária e, desde a primeira edição, em 2017, vem trazendo mentores do próprio D&AD, da London Film Academy, promovendo uma serie de Master Classes para o nosso mercado”.
A participação no D&AD neste ano dá continuidade à estratégia traçada pela FilmBrazil, que tem por objetivo fortalecer cada vez mais a imagem do setor de produção publicitária e estimular o intercâmbio entre o Brasil e o Reino Unido. “Acreditamos não apenas no potencial de negócio, mas na troca de experiência e conhecimento. Além disso, soma-se a estratégia de proporcionar às produtoras associadas a possibilidade de estarem presentes em festivais relevantes pelo mundo todo”, ela completa. O Reino Unido figura como um dos mercados prioritários, ao lado de Estados Unidos (seguido também por Alemanha, Sudeste Asiático e México).
“A iniciativa de realizar um warm-up do festival em São Paulo foi muito importante para os nossos objetivos de ter o D&AD cada vez mais presente no dia a dia dos criativos brasileiros”, disse Pablo Brandão, gerente-executivo do D&AD. “Tanto nas premiações quanto em nossos programas de aprimoramento profissional e de incentivo a novos talentos, o D&AD sempre reconheceu a qualidade da comunicação brasileira. A parceria com a FilmBrazil reflete a natural importância de difundir parâmetros de excelência criativa. São parâmetros que de fato podem contribuir com melhores resultados de produção audiovisual e com o consequente fortalecimento da imagem do Brasil no mercado internacional”, completou Brandão.
Neste ano, serão 13 os brasileiros na banca julgadora do D&AD, a maioria atuando no mercado local. São eles:
- Andre Sallowicz, diretor de criação da agência Adam&EveDDB (Londres), integrante do júri de Direção de Arte;
- Andrea Hirata, VP de mídia da agência Leo Burnett Tailor Made (São Paulo), integrante do Júri de Mídia;
- Bianca Guimarães, VP e diretora de criação da agência BBDO (Nova York), integrante do júri de Direção de Cena
- Carmela Soares, diretora de criação da agência ClemengerBBDO (Melbourne/Austrália)), integrante do júri de Digital Marketing
- Erh Ray, sócio e coCEO (Chief Executive Officer) da agência BETC (São Paulo), integrante do júri de Mídia
- Felipe Mansur, diretor de cena e sócio da produtora Alice Filmes (São Paulo), integrante do júri de Direção de Cena
- Gisela Schulzinger, sócia da agência de design Haus (São Paulo), integrante do júri de Packaging Design (Desgin de Embalagens)
- Laura Esteves, diretora de criação da agência VML/Y&R (São Paulo), integrante do júri de Marketing Direto
- Marcelo Nogueira, diretor de criação da agência AlmapBBDO (São Paulo), integrante do júri de Film Advertising (Filme Publicitário)
- Mariana Sá, diretora de criação da Rede Globo (São Paulo), integrante do júri de Creativity For Good (Criatividade para Causas Sociais)
- Ralph Karam, diretor de criação da produtora Le Cube (São Paulo), integrante do júri de Animação
- Roberto Coelho, sócio-diretor da Satélite Áudio (São Paulo), integrante do júri de Sound Design and Use of Music
- Sergio Gordilho, Copresidente e CCO (Chief Creative Officer) da agência Africa (São Paulo), presidente do júri de Press & Outdoor (Mídia Impressa e Mídia Exterior)
SOBRE O D&AD
Criado há 57 anos, em Londres, originalmente uma sigla para identificar uma associação de Designers & Art Directors, o D&AD se tornou um dos mais respeitados festivais de criatividade mundial. Reconhecido internacionalmente por seu rigor em destacar a excelência criativa, o D&AD faz anualmente um reconhecimento e homenagem aos trabalhos mais criativos do mundo, com a proposta de estimular o talento nas atividades ligadas ao design, à publicidade e demais estratégias de marketing. Os prêmios do D&AD são o Lápis Preto, equivalente a um Grand Prix, Lápis Amarelo (equivalente a um prêmio de ouro), Lápis de Grafite (prata) e Lápis de Madeira (bronze). O júri concede ainda o Lápis Branco, que destaca as melhores ideias e suas respectivas execuções ligadas a causas sócio-ambientais.
O D&AD é uma entidade sem fins lucrativos que investe na formação e valorização de talentos criativos.
SOBRE A FILMBRAZIL
Desenvolvida desde 2003 pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, a plataforma FilmBrazil conta, desde 2005, com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil. Seus principais objetivos são promover as produtoras e talentos brasileiros no exterior, fortalecendo a imagem do nosso
país no mercado externo e proporcionar aos parceiros internacionais todo o suporte necessário para a produção de filmes publicitários no Brasil. Atualmente, conta com 54 associados, grupo formado por produtoras de imagem, som e finalizadoras.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.