Filmes com resina reciclada pós consumo, da linha ‘Ecophane’ da Terphane, são certificados no Brasil, Europa e EUA



Filmes com resina reciclada pós consumo, da linha ‘Ecophane’ da Terphane, são certificados no Brasil, Europa e EUA

No Brasil, vale destacar a aprovação da Anvisa para contato com alimentos.

A Terphane (www.terphane.com), líder em filmes PET (poliéster) na América Latina e um importante player mundial, se orgulha de ser a única empresa no Brasil e no mundo a ter os filmes da linha Ecophane, com conteúdo reciclado, certificados por três importantes órgãos. No Brasil, a Anvisa certificou o novo material no início deste ano, inclusive para o contato direto com alimentos. Nos Estados Unidos e Europa, a linha Ecophane foi aprovada pelo FDA (Food & Drug Administration) e pela EFSA (União Europeia), respectivamente em 2019. A Terphane é participante do Think Plastic Brazil, programa de apoio à exportação e internacionalização do Plástico Transformado Brasileiro, criado pelo INP (Instituto Nacional do Plástico) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Lançado em 2019, este material está alinhado à uma demanda crescente do mercado global por filmes que garantam a produção de embalagens recicláveis e com conteúdo reciclado. A linha Ecophane é o resultado de extensivas pesquisas e muita tecnologia de ponta que permitiu a criação de um filme PET (poliéster) com no mínimo 30% de PCR (poliéster pós consumo reciclado) em sua composição.

Vale ressaltar que o Brasil mantém taxas bastante positivas de reciclagem de PET (55%, segundo a Abipet). O PET também é a única resina que, após reciclada, tem aprovação para ser usada na produção de novas embalagens para alimentos.

Além de garantirem um menor uso de matérias-primas virgens, os novos filmes da linha Ecophane, da Terphane, estão inseridos no conceito de Economia Circular: o PET descartado na forma de embalagens, garrafas ou outros itens é coletado, reciclado e volta a ser embalagem.

“O desenvolvimento da linha Ecophane não vai ao encontro apenas das métricas de sustentabilidade estabelecidas pela Terphane, mas atende a uma busca dos brand owners que querem associar suas marcas e produtos a embalagens cada vez mais sustentáveis”, completa André Gani, Diretor de Vendas & Marketing da Terphane. A Terphane estabeleceu como prioridades em sua jornada de sustentabilidade, ações ambientalmente, socialmente e economicamente positivas em suas plantas, produtos e na comunidade.

Sobre a Terphane

Desde a sua fundação em 1976, a Terphane concentra-se no desenvolvimento de tecnologias e processos de fabricação de filmes especiais de poliéster biorientado (BOPET). Sua equipe possui ampla experiência e conhecimento em produção, revestimento e metalização de filmes. A empresa se destaca ainda por uma cadeia verticalizada que vai desde a produção da resina até a extrusão de filmes especiais. Esta característica garante um desempenho único aos filmes Terphane e a coloca como líder de mercado na América Latina e um importante player global. A Terphane faz parte do grupo industrial norte-americano Tredegar.

Sobre o Think Plastic Brazil

O Programa Think Plastic Brazil foi criado em dezembro de 2003, quando a cadeia integrada dos plásticos nacional foi reconhecida como uma das 10 maiores no mundo, tendo destaque em sua alta Tecnologia, empregabilidade e sustentabilidade. Ele foi criado e é desenvolvido pelo INP e pela Apex-Brasil para promover a exportação e a internacionalização dos plásticos transformados brasileiros nas verticais Utilidade Doméstica, Construção Civil, Embalagens e Agrobusiness.

Informação para a imprensa Terphane:

Liliam Benzi / ldbcom@uol.com.br

(11) 99989-1597/  liliambenzi /  Liliam Benzi /
 linkedin.com/in/liliam-benzi-870b771a/ @LiliamBenzi

Informações para a imprensa Think Plastic Brazil:

Ponto Texto Comunicação e Conteúdo
Gabriel Rajão:: +55 11 9 7024 0325:: gabriel@pontotxt.com.br