Franquias brasileiras de saúde e bem-estar focam em cuidados e inovação e fidelizam clientes durante a pandemia
Um dos setores mais essenciais durante este momento de pandemia, a saúde tem passado por uma revolução nos últimos meses. Com o foco voltado a hospitais e prontos-socorros, as franquias deste segmento se reinventam e adaptam a forma de atender seus clientes. Aplicativos, e-books, promoções, investimentos no digital e novos protocolos de segurança são algumas das medidas das franquias Onodera, especialista em estética; Magrass, voltada para a perda de peso de forma saudável; e a Coife Odonto, rede odontológica que abriu uma unidade na China em março, adotaram. E os resultados são muito positivos.
As marcas citadas são participantes do Franchising Brasil, o programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A rede de franquias de clínicas odontológicas tem 28 anos de experiência, mais de 200 unidades abertas, e tomou a decisão de expandir seu negócio para o mercado asiático, carente de clínicas deste tipo. Por estar no primeiro epicentro da pandemia de coronavírus, a Coife se viu em um momento delicado, como contou Rodolfo Magalhães, CEO global da marca, que desistir da estreia no país nunca foi uma opção, e o apoio da equipe brasileira se mostrou fundamental para o sucesso do negócio. “Tomamos todas as medidas de segurança necessárias e recomendadas, seguimos à risca todos os protocolos de segurança que o governo local nos passou e aprendemos também observando”, conta Rodolfo.
Para passar pela crise, a Coife também seguiu uma série de passos internamente e que possibilitaram não só o sucesso do negócio, como também o alinhamento entre a equipe brasileira e alocada na China. “O ideal é montar um comitê de crise, focar na solução e não no problema, promover a união e entendimento entre diretoria, colaboradores, franqueados”, Rodolfo indica. “Também é importante ajudar a conscientizar a população incentivando as medidas de segurança e higiene necessárias a serem tomadas, pois mesmo após a estabilização da pandemia, será necessário continuar com essas medidas para garantir a segurança de todos.”
Para quem tem interesse em expandir seu negócio ao mercado chinês, Magalhães explica que a presença em feiras e o networking são essenciais. No caso da Coife, a empresa identificou um déficit de dentistas no país e, também, ficou de olho nas projeções — uma população que deve atingir 1,4 bilhão até 2030 e uma classe média que ultrapassa 400 milhões de habitantes. “Pesquisar e entender cases de como empresas do mesmo segmento enfrentaram com sucesso a situação em outros países e dentro do próprio Brasil é o caminho. Depois disso, avaliar o que for melhor para a sua empresa e aplicar”, ele finaliza.
Natural da cidade de Jundiaí, localizada no interior do país, a rede Coife Odonto possui 9 selos de excelência da ABF e um time com 2.200 profissionais. Hoje, além do mercado asiático, a franquia também investe no português e já contabiliza 1,4 milhão de pacientes atendidos pelo globo.
Cuidando do corpo na quarentena
A Magrass, uma das maiores redes de emagrecimento saudável no Brasil, está há 11 anos no mercado e, assim como outras diversas empresas, também precisou se reinventar neste momento de pandemia. Para suprir as necessidades de seus clientes, a marca transformou o seu atendimento e se adequou ao virtual, oferecendo não só acompanhamento a quem já contratou o serviço, como também atraindo novos clientes a partir do app de Nutri Virtual. Luiz Calado, diretor administrativo da marca, afirma que o potencial deste mercado é grande, ainda mais em uma época onde estar saudável é fundamental. Além do app focado em emagrecimento, a marca também tem disponibilizado e-books de receitas aos seus clientes, e o resultado de sucesso já apareceu. “Nos primeiros dias de implantação, o faturamento da rede aumentou mais de R$ 300.000,00”, afirma Luiz.
Para se conectar ainda mais com seus franqueados e interessados no produto, a empresa lançou o projeto Fadas Empreendedoras com 5 mil oportunidades para quem quer trabalhar com a marca. De forma online, os colaboradores diretos da empresa têm se conectado com os inscritos para auxiliar na nova empreitada, além de disponibilizarem também treinamentos online para os profissionais. “A Universidade Magrass Franchising (UMF) acabou se tornando uma plataforma de ensino EAD incrível, aproximando ainda mais os franqueados e colaboradores da franqueadora”, conta o diretor. Luiz também afirma que, seguindo as recomendações de órgãos de saúde no mundo inteiro, seus funcionários estão trabalhando no modelo home office.
“A dica de ouro nesse momento é visualizar o básico a ser feito no mercado atual. Às vezes a inovação está em um processo óbvio que anteriormente não havia sido percebido, e que agora, fica em evidência. A Magrass inovou, mas manteve a essência e o propósito da marca, que é transformar vidas!”, finaliza Luiz Calado.
A Onodera Estética também tem sido um exemplo de como fidelizar clientes e prospectar novos, mesmo durante a pandemia. Com unidades temporariamente fechadas, a marca anunciou a venda de pacotes e cupons que serão usados ao fim da quarentena. No dia das mães, ainda, a empresa presenteou as clientes com 2.500 massagens, incluindo para profissionais de saúde, que também serão feitas após este período.
Mostrando a importância da comunicação, a marca se manteve ativa em redes sociais, como o Instagram, onde até oferece dicas do que fazer em casa, sem cobrar por isso.
Criada em 1981, a Onodera começou oferecendo vários serviços de autocuidado além dos procedimentos estéticos — como aulas de dança, por exemplo. Em 2000, a empresa iniciou seu sistema de franquias e viu os números subirem rapidamente. Hoje, a marca já conta com 50 clínicas espalhadas por 10 estados brasileiros.
Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.