Franquias de beleza se aproximam dos clientes e franqueados de forma mais direta na pandemia



Franquias de beleza se aproximam dos clientes e franqueados de forma mais direta na pandemia

Enquanto voltamos nossa atenção à saúde física e mental, cuidar da autoestima continua sendo de extrema importância, mesmo durante a quarentena. Este setor continua a todo vapor e, assim como outros, teve de se reinventar para seguir funcionando neste momento.

Temos como exemplo empresas como a Yes! Cosmetics, marca de maquiagem brasileira; o Instituto Embelleze, voltado para cursos profissionalizantes na área; e também o Grupo Boticário, gigante no setor de cuidados com a aparência, contando com diversas linhas diferentes — todas participantes do Franchising Brasil, o projeto de internacionalização do setor de franchising brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Com lojas fechadas, o maior desafio das redes de franquias de beleza foi se reconectar com seus clientes e reforçar a importância de seus produtos. Além das entregas de vendas online, já praticadas anteriormente, agora as empresas também têm aderido ao sistema de delivery, agilizando assim todo o processo e, também, fidelizando seus clientes com um serviço de qualidade.

Este é o exemplo do Boticário, que se uniu aos franqueados para aperfeiçoar este sistema nas últimas semanas. Com foco no dia das mães, a marca se aproximou ainda mais de seus clientes através do WhatsApp. Aproveitando a tecnologia do OmniChat, um assistente virtual identifica a necessidade do cliente, o transfere para a loja mais próxima de sua residência, que prossegue com o atendimento. Em seguida, a loja cuida da interação e, também, da logística de entrega para cada localidade. André Farber, vice-presidente de negócios de franquias do Grupo Boticário, afirma que a empresa acredita que a chave está na comunicação próxima que mantém com os parceiros de negócios desde o começo da crise. Ele completa: “A tomada de decisão rápida, garantindo o cuidado com a saúde dos colaboradores e sustentabilidade para os negócios – do Grupo e dos franqueados – certamente contribuiu para o aumento de confiança na direção que o comitê composto por várias áreas fundamentais para a continuidade do trabalho apontou no plano”.

Assim como para todas as empresas do segmento, André admite que a rotina e a forma de consumo mudaram drasticamente com a pandemia. Além de observar o comportamento de seu público, o Boticário também aprendeu assistindo à forma como outros países têm lidado com o vírus. A marca identificou as diferentes ondas da pandemia, com a principal sendo a urgência por produtos de higiene pessoal — em sua loja virtual, a marca está vendendo produtos como álcool em gel e sabonetes. Em seguida, a Boticário focou também nos produtos de cuidados com a pele e cabelo, além de maquiagem para os olhos. “O olhar atento às necessidades do consumidor no momento deve sempre permear nossas ações: da oferta de portfólio à comunicação e atendimento”, explica André.

O Grupo Boticário ainda afirma que seus colaboradores nas funções administrativas, que não envolvem as operações fabris e de logística, estão em regime de home office desde o começo da quarentena. Esta ação tem sido via de regra para as empresas, assim como a preservação de empregos. A partir de férias coletivas, banco de horas e licenças remuneradas, o grupo está lutando para manter seu quadro de funcionários, ao mesmo tempo que preza pela saúde de todos. A empresa afirma ter doado itens de proteção, como álcool em gel e máscaras, aos seus mais de 12 mil empregados.

“Planejar o futuro tomando todas as medidas que podem ser providenciadas agora é uma estratégia que garante a sustentabilidade do negócio. É importante observar os sinais do seu mercado e o que o seu público consumidor está te dizendo. Entender que esse período atípico, único na vida de todos nós, exige um comprometimento maior de todos e que trabalhar bem é preciso, respeitando as orientações, é claro. A crise vai passar, não sabemos quando, mas vai passar”, finaliza André Farber.

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.