Fruticultores brasileiros estão satisfeitos com participação na Fruit Logistica 2020

Em meio à crise global voltada ao Coronavirus, Fruit Logistica foi palco de excelentes negócios mundiais para o setor de frutas
Com o objetivo de alcançar a marca de um bilhão de dólares este ano, fruticultores brasileiros foram a Berlim, na Alemanha, participar da maior feira internacional de frutas, a Fruit Logistica 2020. A participação do Brasil foi promovida por meio do projeto Frutas do Brasil, uma parceria entre a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o objetivo de apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios.
De acordo com o diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, as expectativas foram superadas, apesar deste ano ter tido um número reduzido de visitantes, que acredita ter tido como causa a crise global de saúde relacionado ao coronavirus. “As pessoas que realmente tinham negócios a serem realizados não deixaram de comparecer à feira, a Fruit Logistica deste ano está muito negocial. Pelo levantamento inicial feito entre os associados expositores e os que marcaram presença, os negócios realizados foram iguais, se não superiores ao ano passado”, afirmou Brandão.
Ainda segundo Brandão, os fruticultores estão bem animados com os resultados e a organização das safras para este ano, que já estão em andamento, e acreditam que será ainda melhor que os anos anteriores.
Participante há cerca de 18 anos da Fruit Logistica, a empresa Frutas Doce Mel, por meio do gerente de exportações, Eduardo Nunes, contou que a feira é de extrema importância para os negócios da empresa, pois abrem as portas para as relações comerciais, além de ser uma boa oportunidade de entender as necessidades do cliente. “Lá conseguimos dialogar diretamente e entender as necessidades dos nossos clientes e ver também as tendências do mercado, o que nos permite ampliar nossa visão e, assim, desenvolver estratégias de crescimento, principalmente nas vendas”, explicou Nunes. O projeto Frutas do Brasil desenvolvido pela Abrafrutas e Apex-Brasil tem grande importância nessa relação, segundo Nunes, pois fazem toda intermediação com os importadores, governos e outros.
A Fruit Logística, que começou na última quarta-feira (5) e terminou na sexta-feira (7) leva anualmente empresas de todos tamanhos, desde players globais a pequenas e médias empresas. Para os organizadores é uma feira que oferece excelentes oportunidades de negócios, networking e contato com os principais tomadores de decisões em todos os setores da indústria.
SOBRE A ABRAFRUTAS
A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) é uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade representar e promover a fruticultura brasileira frente ao mercado internacional.
Criada em 2014, a Abrafrutas conta com aproximadamente 70 associados produtores exportadores de frutas e detém aproximadamente 85% do volume total das frutas frescas exportadas pelo Brasil.
Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ABRAFRUTAS desenvolveu, em 2014, o projeto “Frutas do Brasil”. O projeto tem por objetivo mostrar que o Brasil é provedor de frutas doces e saborosas o ano inteiro. O Sol e o clima do Brasil possibilitam a consistência de produção e grande variedade de frutas de norte a sul do país.
Tem como finalidade apoiar os exportadores brasileiros na busca por ampliação dos negócios; oportunizar abertura de novos mercados; promover o reconhecimento e a diferenciação das frutas brasileiras e estimular o aumento no consumo de frutas.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.
A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e prestando apoio a investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.
Assessoria de Imprensa
Telma Martes – telma.martes@abrafrutas.org (61) 2109-1635 / 993803740