FTD Educação se mantém entre as maiores editoras do mundo
FTD Educação está na 56ª colocação entre as editoras que tiveram faturamento superior a 150 milhões de euros no ranking Global 50 – The world ranking of the publishing industry. O levantamento é fruto de uma parceria entre os principais veículos da cobertura da indústria editorial mundo afora com o consultor austríaco Rüdiger Wischenbart. A empresa é parte do Brazilian Publishers, projeto de exportação de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Antonio Rios, diretor superintendente da FTD Educação, comemora o resultado: “o ranking confirma que conseguimos executar e colocar em prática, com sucesso, o propósito da instituição, que é transformar a sociedade por meio da educação, com nosso olhar sempre voltado para o aluno como protagonista do aprendizado e dessa transformação”, ressalta.
Em primeiro lugar no ranking Global 50 está a RELX Group (Reed Elsevier), com faturamento de 4,6 bilhões de euros. Depois, em segundo, ficou a Pearson, com 4,58 bilhões de euros e em terceiro a ThomsonReuters, com 4,48 bilhões de euros. Participam do levantamento a Bookdao (China), buchreport (Alemanha), Livres Hebdo (França), Publishers’ Weekly (EUA) e o PublishNews. Para marcar o lançamento do relatório, no dia 16 de outubro, às 14h, esses veículos realizam o já tradicional CEO Talk da Feira do Livro de Frankfurt, no Frankfurt Pavilion, com entrada franca.
“Enfatizar o Brasil como produtor de conteúdo qualificado e mostrar nossas qualidades através desses resultados faz com que editoras internacionais olharem para nossa produção com mais atenção”, disse Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL e gerente do Brazilian Publishers.
Outra brasileira também segue na lista, a Somos Educação, em 39ª colocação.
Sobre a FTD
A FTD, é uma editora brasileira criada em 1902, que sempre pertenceu aos Irmãos Maristas. A sigla FTD é uma homenagem a Frère Théophane Durand, Superior Geral da Congregação Marista entre os anos de 1883 e 1907. Durante sua gestão, ele incentivou os Irmãos a escrever livros escolares para as demais disciplinas. Esses livros passaram a integrar a coleção, que recebeu o título de Coleção de Livros Didáticos FTD. Sua atitude deu enorme estímulo à produção de obras didáticas para todas as disciplinas e deixou sua marca na profissionalização dos Maristas como educadores e na expansão desse grandioso trabalho.