Galerias brasileiras marcam presença no “Latin America Galleries Now”



Galerias brasileiras marcam presença no “Latin America Galleries Now”

16 galerias brasileiras participam da feira virtual, organizada pelo Artsy em parceria com a ABACT e outras associações de galerias de arte contemporânea na América Latina

O Artsy, maior marketplace virtual de arte contemporânea, anuncia a realização da “Latin America Galleries Now”, feira virtual que acontece entre os dias 19 de julho e 9 de agosto, destacando o trabalho de artistas de algumas das mais importantes galerias de arte da América Latina, com destaque para 16 galerias brasileiras, participantes do projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria daAssociação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) é uma das parceiras do evento, ao lado de outras quatro associações de galerias do continente: Meridiano (Argentine Art Galleries Association), da Argentina, AGAG (Asociación de Galerías de Arte Contemporáneo), do Chile, AGAG (Colombian Art Galleries Association), da Colômbia e GAMA (Galerías de Arte Asociadas), do México.

Do Brasil, participam as galerias Aura, Choque Cultural, Berenice Arvani, Karla Osorio, Kogan Amaro, Luisa Strina, Marilia Razuk, Nara Roesler, Raquel Arnaud, Janaina Torres, Luciana Brito, Mendes Wood DM, Pinakotheke, Portas Vilaseca, Simões de Assis e Zipper.

O público também poderá acessar uma programação de talks gratuitos, que vai reunir convidados de diferentes países em torno de questões relevantes para a arte contemporânea da América Latina. Serão 3 talks, um por semana, a partir de 23/07, em que serão debatidos temas como novas estéticas, colecionismo, internacionalização e a complementaridade que existe entre o trabalho das galerias mais tradicionais com o das jovens galerias dentro do ecossistema do continente.

O acesso à Latin America Galleries Now pode ser feito por meio do link https://www.artsy.net/art-fairs.

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 62 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações definitivas e temporárias das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007, foram exportados US$ 6 milhões e, de acordo com a última Pesquisa Setorial Latitude publicada, em 2017 atingiu-se mais de US$ 65 milhões. As galerias Latitude foram responsáveis por 42% do volume total das exportações do setor no ano.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assumiu o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

Sobre o Artsy

O Artsy é o maior marketplace online global para descobrir, comprar e vender obras de arte de artistas renomados, conectando mais de 4 mil galerias, casas de leilão, feiras de arte e instituições de mais de 100 países com mais de 2 milhões de colecionadores de arte globais e amantes da arte em mais de 190 países.

O Artsy torna a compra de arte mais acolhedora, com uma tecnologia que conecta oferta e demanda com segurança, em escala global.  Lançado em 2012, o Artsy tem sede em Nova York,  com escritórios em Londres, Berlim e Hong Kong.