Galerias brasileiras participam de iniciativa da Art Basel que promove venda de obras online



Galerias brasileiras participam de iniciativa da Art Basel que promove venda de obras online

As galerias seguem movimento internacional e investem na presença digital dentro e fora do país

Espaço digital da Galeria Nara Roesler. Obra: Vik Muniz, Pictures od Magazine 2: Seated Black Woman, 2013

Seguindo as medidas de prevenção ao Covid-19 (coronavírus), diversas feiras de arte contemporânea tiveram suas edições deste ano canceladas ou adiadas. Foi o caso da Art Basel Hong Kong, uma das maiores do setor, que aconteceria de 17 a 20 de março. Refletindo que estas medidas podem mudar o cenário de consumo daqui para frente, a Art Basel criou o “Online Viewing Rooms”, uma plataforma que possibilita a visita virtual e venda online de obras.

A ideia é que seja um conteúdo extra ao que está disponível nas feiras regulares, mas sua primeira interação foi apresentada como alternativa aos participantes que estariam na feira de Hong Kong. As visitas ficam disponíveis a partir das 7h, de 20 a 25 de março pelo site artbasel.com/viewingroom e pelo aplicativo da Art Basel.

Quatro galerias participantes do Projeto Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad, uma parceria estratégica entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, exibirão suas obras na plataforma. São elas: Bergamin & Gomide, Fortes D’Aloia & Gabriel, Mendes Wood DM e Galeria Nara Roesler.


Outras iniciativas digitais

Além da participação em feiras, as galerias vêm realizando ações individuais para potencializar a presença digital. É o caso da Zipper Galeria, que disponibilizou um tour virtual 3D para as exposições individuais de Marcelo Tinoco e Vitor Mizael (clique aqui), e da Galeria Estação, que também possibilitou a visitação online da exposição “Dan Coopay – Sunday” (clique aqui).

Galerias no Art Basel Online Viewing Rooms (acesse aqui)
Galeria Nara Roesler

Exposição: Multiculturalism in Brazilian contemporary art

A seleção de obras de artistas históricos como Abraham Palatnik, Tomie Ohtake e Antonio Dias, e de artistas contemporâneos Vik Muniz e Artur Lescher explora maneiras com as quais a herança cultural estrangeira foi capaz de moldar práticas de artistas brasileiros e de influenciar a trajetória geral da arte brasileira.

Fortes D’Aloia & Gabriel

Exposição: Imaginary Landscape No.1

Nesta exposição, a galeria nos convida a conhecer obras não apenas como retratos da realidade, mas como portais para outra dimensão. Os artistas selecionados são: Adriana Varejao, Beatriz Milhazes, Erika Verzutti, Ernesto Neto, Jac Leirner, Janaina Tschäpe, Leda Catunda, Luiz Zerbini, Rodrigo Matheus e Sergej Jensen.

Bergamin & Gomide

Exposição: We are here – Legal legs and modern hell

Uma mostra individual de Marcelo Cipis composta principalmente por pinturas abstratas que revelam um universo onírico repleto de criaturas fantásticas.

Mendes Wood DM

Exposição: Organic & Materials

Seleção de obras de artistas nacionais e internacionais: Neïl Beloufa, Paloma Bosquê, Patricia Leite, Amadeo Luciano Lorenzato, Lucas Arruda, Matthew Lutz-Kinoy, Solange Pessoa, Marina Perez Simão, Kishio Suga, Paulo Monteiro, Paulo Nimer Pjota, Giangiacomo Rossetti e Michael Dean.

Sobre o Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad

O Latitude é um programa desenvolvido por meio de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABACT, e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, para promover a internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea. Criado em 2007, conta hoje com 45 galerias de arte do mercado primário, localizadas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, que representam mais de 1000 artistas contemporâneos. Seu objetivo é criar oportunidades de negócios de arte no exterior, fundamentalmente através de ações de capacitação, apoio à inserção internacional e promoção comercial e cultural.

O volume das exportações das galerias do projeto Latitude vem crescendo significativamente. Em 2007 foram exportados US$ 6 milhões, e em 2015 atingiu-se um pico de quase US$ 70 milhões, quantia quase duas vezes maior àquela de 2014. As galerias Latitude foram responsáveis por 41% do volume total das exportações do setor em 2016.

Desde abril de 2011, quando a ABACT assume o convênio com a Apex-Brasil, foram realizadas 48 ações em mais de 26 diferentes feiras internacionais, com aproximadamente 300 apoios concedidos a galerias Latitude. Neste mesmo período, foram trazidos ao Brasil aproximadamente 250 convidados internacionais, entre curadores, colecionadores e profissionais do mercado, em 23 edições de Art Immersion Trips. Além dessas ações, o Latitude realizou cinco edições de sua Pesquisa Setorial, com dados anuais sobre o mercado primário de arte contemporânea brasileira.

Informações à imprensa 

Agência Guanabara 

Fernanda Guarda – fernanda@agenciaguanabara.com.br 

Rebeca Lopes – rebeca@agenciaguanabara.com.br

Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br