Geração de conhecimento: participe de pesquisas sobre Negócios Internacionais



Geração de conhecimento: participe de pesquisas sobre Negócios Internacionais

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) apoia a produção de estudos e pesquisas sobre promoção de exportações, internacionalização e atração de investimentos, garantindo a excelência do corpo técnico da Agência e a disseminação do conhecimento técnico na formação de agentes de negócios internacionais.

Por esse motivo, a Agência compartilha duas oportunidades abertas para participação em pesquisas que estão sendo realizadas nacional e internacionalmente e de contribuir com a geração de conhecimentos importantes para o tema de Negócios Internacionais.

(*) Clausula de Não Responsabilização: a participação da empresa nas pesquisas abaixo é de caráter voluntário e a Apex-Brasil não se responsabiliza pela condução e resultados do estudo que será realizado, sendo que qualquer dúvida ou dificuldade deverá ser direcionada diretamente ao pesquisador responsável.  

OPORTUNIDADES DE PARTICIPAÇÃO EM PESQUISAS:  

Tema: O papel da servitização na intensidade de internacionalização

Perfil do participante: Representante de empresa com as seguintes características:

1) Indústria/produção de bens;

2) Internacionalizada, seja por meio de exportação indireta, direta, parcerias ou mesmo subsidiárias no exterior.

3) Que utilize a estratégia de servitização, isto é, que usa o produto que produz como veículo para a venda também de serviços. Exemplo: trator que é disponibilizado ao cliente e a receita é por via hora trabalhada, assinatura de purificadores de água da Brastemp ou a OMO Lavanderia da Unilever, produtos pay-per-use, monitoramento para performance, etc.

4) De todos os setores;

5) De todos os portes.

Forma de participar: Entrevista que será agendada pela pesquisadora conforme disponibilidade do representante da empresa. Poderá ser por telefone ou vídeo conferência (Zoom, Teams, Google meet)

Prazo para contato com a pesquisadora pelas empresas interessadas: 30/05/2021

Convite: O resultado desse estudo pode levar a conclusões que a servitização pode estar relacionada ao aumento de internacionalização, mas não de exportação, uma vez que, se o fornecedor deve estar cada vez mais próximo do usuário, a empresa deve alocar-se fisicamente próximo aos seus consumidores para entregar a proposição de valor prometida. Em consequência, haveria uma redução de exportação devido ao aumento de serviços internos. No entanto, a tecnologia tem sido aliada ao comércio internacional ao permitir o monitoramento do usuário a longas distâncias, o que poderia resultar em um aumento de receitas pela exportação destes serviços, aliados aos produtos que os entregam. Outras formas de internacionalização podem ser observadas através da exploração de stakeholders no exterior, como distribuidores e técnicos in loco, mas isso pode depender de maturidade, conhecimento intensivo ou formas de relacionamento entre as partes. A dissertação é um trabalho final do Mestrado de Economia e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação do ISEG (Lisbon School of Economics and Management), da Universidade de Lisboa. O trabalho abordará empresas representantes do Brasil, Portugal e Itália, a fim de também observar formas de estímulo do ambiente. Será feito contrato de confidencialidade com as empresas abordadas, e pode ser possível não mencioná-las diretamente, apenas características como nicho, tamanho, localidade, etc. Também não haverá comunicação das informações entre as empresas estudadas.

Pesquisadora responsável: Isabela de Azevedo Latini

Contato: isabelalatini@gmail.com ou isabelalatini@aln.iseg.ulisboa.pt

Instituição a qual é vinculada: Universidade de Lisboa – Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG – Mestrado de Economia e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação – Portugal

Tema: Expatriação de funcionários de multinacionais

Perfil do participante: Funcionários que estejam trabalhando temporariamente em uma subsidiária no exterior

Forma de participar: Questionário

Prazo para contato com a pesquisadora pelas empresas interessadas: 31/05/21

Convite: Prezado(a) gestor(a),
Sou Denise Rossato Quatrin, brasileira, e atualmente faço doutorado pleno em gestão internacional na Universidade de Durham (UK). Em meu doutorado, investigo como funcionários de multinacionais formam sua intenção de expatriar. Os resultados do estudo visam contribuir para que empresas multinacionais possam ampliar o número de funcionários dispostos a expatriar de forma mais assertiva, dadas as especificidades de cada expatriação. 

Por isso, estou coletando dados com funcionários que estejam trabalhando temporariamente em uma subsidiária no exterior.

Ficarei muito grata se você puder compartilhar esse convite para participar da pesquisa com os funcionários de sua empresa que se encaixem nesse perfil. A previsão de preenchimento do questionário é de cerca de 15 minutos, sendo que os dados fornecidos são anônimos e não são coletados dados pessoais dos respondentes.

O questionário está disponível neste link: https://durhambs.az1.qualtrics.com/jfe/form/SV_8CgoQCsjS3h0eO2?Q_Language=PT-BR
Se for do interesse participar do estudo e conhecer os resultados, ficarei muito feliz em compartilhar os achados da pesquisa assim que for concluída.

Fico à disposição para responder quaisquer dúvidas e, desde já, agradeço a atenção.

Pesquisadora responsável: Denise Rossato Quatrin

Contato: denise.rossato-quatrin@durham.ac.uk

Instituição a qual é vinculada: Durham University – Inglaterra