Gulfood 2021 termina com balanço positivo para empresas brasileiras



Gulfood 2021 termina com balanço positivo para empresas brasileiras

Um dos maiores eventos do setor de bebidas e alimentos do Oriente Médio, a Gulfood, realizada em Dubai (Emirados Árabes Unidos), terminou na última sexta-feira (26) com balanço positivo para as cerca de 50 empresas brasileiras que estiveram presentes. A estimativa total de negócios realizados na feira foi de cerca de US$ 33,2 milhões, com perspectiva de alcançar US$ 236,7 milhões nos meses subsequentes.

O resultado representa o que foi negociado pelas empresas que estiveram no evento no pavilhão organizado pela a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil – US$ 19,2 milhões no evento e US$ 103,2 milhões em 12 meses), pelas empresas que participaram junto à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA – US$ 13,2 milhões no evento e US$ 129,5 milhões em 12 meses) e também com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC – US$ 850 mil no evento e US$ 4 milhões em 12 meses), instituições parceiras da Agência na promoção internacional de produtos brasileiros.

As empresas brasileiras presentes à Gulfood 2021 notaram uma mudança na quantidade e fluxo menores de pessoas devido às restrições de acesso e circulação como medidas de contenção da pandemia. Mas isso não impactou negativamente no aspecto de negócios, pois as limitações de acesso atraíram os compradores com alto poder decisório e pouquíssimos curiosos. “As empresas brasileiras saíram muito satisfeitas da feira. O fato de grandes players terem decidido não ir foi uma oportunidade enorme para diversificar mercados na região e prospectar compradores” avalia o presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia.

Para Segovia, a realização presencial da Gulfood representa um passo no sentido de retomar os grandes eventos internacionais de negócios e sua realização em Dubai permite fazer contato com novos parceiros comerciais. “Dubai tem uma localização estratégica entre o Leste e o Oeste e é um hub para o relacionamento comercial e cultural entre várias partes do mundo. Entre os grandes players, o Brasil foi o que teve a maior delegação. Além de a Gulfood oferecer perspectivas aos empresários brasileiros sobre a retomada do calendário de feiras internacionais, ela mostrou que isso será mais importante ainda para o Brasil porque a pandemia demonstrou a confiança que o mundo tem no país para sua segurança alimentar. As feiras são vitais para dinamizar e potencializar esse papel do Brasil, que ficou evidenciado em meio à pandemia”, destaca Segovia.