Histórias de sucesso de empresas exportadoras brasileiras estão em novo podcast da Apex-Brasil



Histórias de sucesso de empresas exportadoras brasileiras estão em novo podcast da Apex-Brasil

Primeiro episódio traz cases de empreendedoras de Santa Catarina: fábrica de cintas modeladoras comercializadas em 20 países; e empresa familiar de mel que atraiu a atenção dos chineses

Tatiane Albino, 37 anos, começou a exportar do Brasil para o mundo após sua empresa de cintas modeladoras, a Tati Albino Modeladores, participar do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Moradora de Içara, no interior de Santa Catarina sua trajetória de empreendedorismo começou em 2016, vendendo a.

De porta em porta, oferecia o produto às clientes, de quem tirava as medidas e voltava 15 dias depois para entregar as peças prontas. Após três anos, a cinta já estava modelando as cinturas de europeias, americanas, mexicanas, peruanas, bolivianas e paraguaias. Hoje, o produto é comercializado em mais de 20 países e cerca de 30% do seu faturamento vem da exportação.

Histórias como essa, além de dicas para pequenas e médias empresas que queiram seguir o mesmo caminho, serão relatadas mensalmente no novo podcast da Agência: “Apex-Brasil: Histórias De Sucesso”. O material, disponível no portal da Apex-Brasil, será distribuído para rádios nacionais e regionais e também estará nos principais agregadores. A Agência vai apresentar experiências exitosas de empreendedores que participaram do PEIEX, programa que ajuda empresários a qualificarem suas empresas para exportar de forma planejada e segura, ampliar a rede de mercado e a profissionalizarem a internacionalização.

“Quando conheci o PEIEX, eu já tinha aberto uma empresa em Portugal, mas com o programa da Apex-Brasil que incrementei meu faturamento. Notei que precisava fazer uns ajustes, me atentei para a questão da sazonalidade e estações do ano – quando aqui é inverno, eu posso vender para os países onde é verão”, relata Tatiane.

A coordenadora de Qualificação da Apex-Brasil, Rita Albuquerque, explica que as empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional. As mais comuns são: minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora? “O PEIEX responde a todas estas questões”, diz ela.

Até junho deste ano, PEIEX atendeu e qualificou 5.270 empresas, por meio da execução de convênios executados por parceiros locais (como universidades, parques tecnológicos, fundações de amparo à pesquisa, federações de indústrias, entre outras), nas 5 regiões do país. Desse total de empresas: 73,17% estão na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs); 628 exportaram no primeiro semestre de 2021, com valor total de R$ 357,5 milhões (um aumento de 6,9% no valor exportado por esse mesmo conjunto de empresas, na comparação com o primeiro semestre de 2020).

Outros cases

Além do caso da história de exportação das cintas modeladoras feitas em Içara (SC), o primeiro episódio do podcast da Apex-Brasil também compartilha experiência do apiário Rainha da Flor, uma empresa familiar coordenada pela Rislaine Correa da Silva. Localizado no entorno de Criciúma, cidade com pouco mais de 215 mil habitantes, o apiário produz, semestralmente, 10 mil quilogramas de mel orgânico, além do melato de bracatinga, uma árvore nativa da mata das araucárias do sul do Brasil. O seu produto já desperta interesse em empresas chinesas.“O PEIEX nos levou para participar de feiras internacionais, onde o pessoal lá fora pode conhecer nosso produto. Como a gente é pequenininho, da agricultura familiar, não tinha material para a divulgação, mas o programa da Apex-Brasil montou toda a estrutura”, conta Rislaine.

O impacto da produção local das empresas que internacionalizam seus produtos em Santa Catarina foi ampliado para diversos setores internos da sociedade, especialmente, a partir da chegada do PEIEX. Em 2021, apenas dois anos após a atuação do programa na região, já é possível observar uma espécie de ciclo de ouro da internacionalização, que ocorre quando ela é fruto de um trabalho em rede, capaz de mobilizar setores produtivos, entidades representativas, o mercado de trabalho e o setor de ensino, por exemplo.

A Apex-Brasil oferece programas de capacitação, além do PEIEX, para empresas nacionais exportarem seus produtos, realiza estudos de mercado que mapeiam os países com oportunidades e demandas atraentes para o Brasil, leva empreendedores brasileiros para feiras de negócios no exterior.

O episódio está disponível nas redes a seguir:

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