Iniciativas de promoção comercial se adaptam ao contexto da pandemia



Iniciativas de promoção comercial se adaptam ao contexto da pandemia

Ações organizadas pela Apex-Brasil em parceria com o setor produtivo remodelam os formatos de eventos para seguirem estimulando o crescimento das exportações das empresas brasileiras

Uma das grandes frentes de atuação da Apex-Brasil são os Projetos Setoriais (PSs), realizados sempre em modelo de parceria com associações que representam segmentos específicos da economia brasileira. Os PSs são plataformas de fomento e promoção de negócios internacionais, com foco em setores de bens e serviços baseadas em três pilares: ações estruturantes, promoção de imagem e promoção de negócios. Com a pandemia do coronavírus, muitas destas iniciativas se viram obrigadas a acelerar o processo de transformação digital que teve impacto direto nos formatos de ações já realizadas ou previstas para o ano de 2020. 

Nesta readequação ao cenário de pandemia, foram ou serão promovidas iniciativas como rodadas de negócios com compradores estrangeiros a distância, palestras virtuais e sessões de conteúdo em grandes eventos, transmissões de bate-papos ao vivo (lives), produção de podcasts, mapeamento de possíveis compradores internacionais por intermédio de aplicativos voltados para este fim, campanhas internacionais em mídias digitais para posicionar setores e produtos nos principais mercados, exposições virtuais em formato 3D, apresentação de projetos para possíveis investidores e até leilões virtuais para segmentos específicos como o de zebu e café, entre outras soluções de natureza digital.

Atualmente, existem 53 Projetos Setoriais em execução, sendo que 16 destes foram renovados nos últimos 12 meses. “A Agência não poderia ficar refém da situação de pandemia e está se reinventando para que de fato possa continuar atuando com bastante eficiência na execução de nosso mandato, que é aproximar possíveis compradores de empresas que buscam exportar”, explica Maria Paula Velloso, Gerente de Indústria e Serviços da Apex-Brasil.

Assim, a Apex-Brasil e seus parceiros vêm conseguindo dar continuidade às atividades de promoção comercial. “Percebemos uma aproximação muito forte entre as entidades setoriais também e essa articulação entre os Projetos Setoriais está sendo fundamental para termos cada vez mais versatilidade nos modelos de negócios propostos”, complementa Maria Paula Velloso.

“Considerando-se que os novos formatos certamente seguirão válidos, independentemente da atual crise, as inovações que estão sendo implementadas são essenciais, para que os empresários possam se adaptar rapidamente às ferramentas disponíveis e, ao mesmo tempo, tenham uma via de prospecção de mercados em tempos de fluxos de caixa apertados para a maioria dos negócios”, avalia Igor Brandão, Gerente de Agronegócios da Apex-Brasil, segmento que hoje é atendido por 17 Projetos Setoriais na Apex-Brasil.

Clique aqui para conhecer todos os Projetos Setoriais promovidos pela Apex-Brasil e seus parceiros atualmente.

Confira como alguns dos Projetos Setoriais da Apex-Brasil adequaram os formatos de ações para seguir promovendo com eficiência os negócios das empresas brasileiras no exterior:

  1. Jogos eletrônicos: um dos maiores eventos do setor foi o BIG Digital, realizado em junho. As reuniões de negócios realizadas de forma remota pelo Projeto Setorial Brazil Games, parceria com a Abragames, fizeram com que fosse possível aos empresários brasileiros ter contato direto com um número maior de potenciais compradores, já que não houve necessidade de deslocamento físico. A iniciativa teve a participação de grandes nomes como Nintendo, Microsoft, Google e Facebook. Foram realizadas várias palestras online e rodadas de negócios (aproximadamente 1.500 reuniões agendadas), 25 sessões de conteúdo para uma média de 1.200 espectadores espalhados por vários canais de transmissão.
  2. Indústria têxtil: O projeto TexBrasil, realizado em parceria com a ABIT, promoveu transmissões ao vivo (também conhecidas como lives) com compradores internacionais que apresentaram oportunidades e perspectivas do varejo da moda nos mercados americanos e europeu. As pimeiras edições de rodadas virtuais e feiras on-line já serão realizadas em julho e as inscrições superaram as expectativas.
  3. Calçados: O projeto Brazilian Footwear, parceria com a Abicalçados, lançou o edital de ações personalizadas de marketing digital internacional com o objetivo de destacar as marcas brasileiras ao público B2C em parceria com clientes internacionais B2B que atuam por meio de plataformas digitais.
  4. Higiene pessoal e cosméticos: O Projeto Setorial Beautycare Brazil, parceria com a ABIHPEC, realizou em junho três podcasts com especialistas do setor para apresentação das melhores práticas em tempos de pandemia.
  5. Autopeças e comerciais exportadoras: O Projeto Setorial  Brasil Auto Parts – Trusted Partners, parceria com o Sindipeças, realizou ações de rodadas de negócios virtuais que reuniu os fabricantes de autopeças e as comerciais exportadoras apoiadas pelo CECIEX
  6. Inovação: A O Projeto Setorial Brasil It+ Emerging Players, parceria com a Anprotec, realizou a “Incubação cruzada Brasil- Londres 110% online”: trata-se de uma ação promovida em conjunto com a Embaixada de Londres e a Imperial College para organização de uma missão de incubação e internacionalização para as empresas de base tecnológica (palestras, treinamento de apresentação rápida para investidores e encontros de negócios agendados com potenciais clientes).
  7. Software e Serviços Correlatos de TI SOFTEX:  Durante o TGI Gartner e CIO Summit foram realizadas de maneira virtual palestras e encontros de negócios agendados com potenciais clientes
  8. Móveis: O Projeto Brazilian Furniture, parceria com a Abimóvel, promoverá uma rodada virtual de móveis com compradores da Colômbia (20 a 24 de julho). A ação reunirá aproximadamente 30 compradores internacionais.
  9. Conteúdo editorial: Em uma iniciativa do Projeto Setorial Brazilian Publishers, parceria com a CBL, é  possível às editoras brasileiras agendar previamente via aplicativo de celular reuniões  de negócios online com potenciais compradores estrangeiros. Já foram  realizadas ações do tipo no primeiro semestre e estão previstas mais algumas edições  até o fim do ano. Além disso, o Brazilian Publishers também criará uma página do projeto na Pubmatch, plataforma internacional de comercialização direitos autorais, onde as editoras poderão inserir seus principais títulos para venda de direitos online.
  10. Arte contemporânea: No âmbito do Projeto Setorial Latitude, realizado em parceria com a ABACT, serão realizadas exposições virtuais em 3D, que consiste na criação de um tour virtual que terá como base as imagens escaneadas das exposições das galerias de arte associadas ao PS. Durante o mês de setembro, o Latitude também terá sua própria feira de arte virtual,  em uma sala de exposição online, onde as principais obras das galerias associadas ao projeto setorial estarão disponíveis para venda
  11. Farmoquímicos e medicamentos: Durante a conferência BIO Digital, o Projeto Setorial Brazilian Pharma & Health, realizado em parceria com a Abiquifi, realizou vários encontros remotos para estreitar relacionamento entre os principais atores do segmento.
  12. Máquinas e Equipamentos Agrícolas e Agronegócios: A Expo Agrofuturo será a primeira feira realizada pela Apex-Brasil de maneira 100% virtual. A iniciativa ocorre em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e consiste na promoção de rodadas de negócios,  fórum de palestras, exposição de produtos e agenda de encontros exclusivos.
  13. Petróleo e Gás: No segundo semestre, a Apex-Brasil realizará uma missão de caráter 100% digital que promoverá encontros virtuais agendados com potenciais compradores e investidores, treinamentos de apresentações rápidas para investidores e palestras virtuais. A iniciativa ocorre em substituição ao cancelamento da feira OTC, uma das maiores do setor e que é realizada anualmente em Houston (Estados Unidos) no mês de abril.
  14. Complexo moda – Inspiramais 2020: O Inspiramais 2020 será realizado em parceria por quatro associações parceiras da Apex-Brasil em Projetos Setoriais do complexo moda: ABIT (têxtil), Assintecal (componentes para calçados), CICB (couros) e Abimóvel (móveis). O evento ocorrerá entre 25 e 27 de agosto em formato online pela primeira vez. Dentre as iniciativas previstas estão a realização de encontros de negócios virtuais entre as empresas brasileiras e 250 compradores estrangeiros.  Haverá também uma Sala de Imprensa Virtual para os jornalistas com disponibilização de informações e entrevistas com as empresas participantes do projeto e possibilidade de estreitar as relações entre os convidados de imprensa. Também há uma grande agenda de palestras virtuais agendadas.
  15. Complexo moda – Showroom Virtual Brasil Fashion Now: Entre julho e dezembro de 2020, os Projetos Setoriais apoiados por ABIT (têxtil), ABEST (design e moda) e Abicalçados (calçados) irão apoiar empresas a entrar em showroom virtual. O showroom é mais que uma plataforma convencional em que as empresas anunciam e vendem seus produtos para varejistas do mundo todo (e-commerce B2B), pois além da exibição em si, a iniciativa também propiciará a execução de campanhas e promoções junto à sua base de clientes por equipe especializada em vendas.
  16. Pães, Massas e Biscoitos: no contexto do Projeto Setorial em parceria com a ABIMAPI, foi organizada uma séria de webinars com especialistas em temas importantes para a exportação do setor, tais como “Criando valor no mundo pós-pandemia”, “Logística internacional nos desafios da crise”, “Finanças internacionais: Preço, câmbio e tributação” e “Como conquistar o mercado chinês”. Para os próximos meses, será divulgado um calendário de eventos de negócios com compradores dos principais mercados do projeto.
  17. Reciclagem animal: de 28 a 30 de julho de 2020, será realizada a Feira Internacional Livestock Philippines em formato 100% online com participação das empresas do projeto Brazilian Renderers, realizado em parceria com a ABRA. A associação também tem liderado diversas reuniões online com adidos agrícolas no exterior com o propósito de discutir formas de abrir e/ou consolidar mercados para os produtos de derivados animais. Também está planejado webinar para compradores selecionados da Colômbia, no qual as empresas poderão apresentar a alta qualidade e vantagens de seus produtos.
  18. Genética Zebuína: o projeto Brazilian Cattle, parceria com a ABCZ, está estimulando as empresas participantes a divulgarem oportunidades de negócios por intermédio de seu site e redes sociais. Em agosto ocorrerá a 13ª edição da Expogenética, a maior feira técnica de genética zebuína do mundo, na qual o PS pretende realizar rodadas de negócios virtuais e um ciclo de webinars, visando potencializar a realização de negócios entre empresários brasileiros e estrangeiros, que por causa da pandemia não poderão participar presencialmente do evento.
  19. Cafés especiais (BSCA): no âmbito do PS com a BSCA serão promovidas três rodadas de negócios virtuais entre setembro e novembro com a participação de produtores, exportadores, degustadores, compradores internacionais de diversas nacionalidades, torrefadores e mídia especializada. Adicionalmente, serão organizados três webinars para divulgar informações ao público estrangeiro  sobre a produção, safra, quantidade e principalmente a qualidade dos cafés brasileiros de forma que o mercado internacional esteja a par do andamento da produção brasileira, comercialização, bem como logística de escoamento e exportação, além dos impactos da COVID-19 no país e no segmento. O primeiro foi realizado no dia 13/7 com a participação da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
  20. Agronegócio em parceria com a CNA: Em parceria com a CNA, a Apex-Brasil realizará seminários virtuais em substituição aos presenciais. Também será criada vitrine digital das empresas participantes do projeto avaliadas com maior prontidão para exportação e será contratada plataforma de rodada de negócios em ambiente virtual em substituição às rodadas que seriam organizadas no Brasil e missões comerciais, bem como será prestado apoio aos produtores em feiras virtuais internacionais em substituição às missões prospectivas. Além disso, será criado mais um escritório da CNA no Brasil em adição aos quatro existentes (Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul) e que passaram a prestar atendimento  a distância e, por isso, não estão mais com atuação restrita às regiões onde se localizam –  consequentemente, será contratada ferramenta para potencializar esse atendimento. Por fim, haverá um piloto de ação de comércio eletrônico  na China.