Inmetro organiza Convenção Internacional com apoio da Apex-Brasil



Inmetro organiza Convenção Internacional com apoio da Apex-Brasil

O evento ocorrerá entre os dias 16 e 18 de setembro

A 2ª Convenção Internacional de Comércio e Normas Voluntárias de Sustentabilidade (NVS) objetiva melhorar o diálogo entre as partes interessadas, parceiros na América Latina e construir soluções para abordar questões relacionadas à NVS. A iniciativa é co-organizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e pelo Fórum das Nações Unidas sobre Padrões de Sustentabilidade (UNFSS)  e conta com apoio da Apex-Brasil. A Convenção ocorrerá entre os dias 16 e 18 de setembro, na Casa Firjan, no Rio de Janeiro (RJ).

A Convenção proporcionará um espaço de debate sobre os impactos que a relação entre cadeias de valor e padrões de sustentabilidade tem no comércio internacional. Em 2017, foi estimado que as NVS afetam 44% do valor total das exportações brasileiras, o que significa que cerca de US$ 100 bilhões das exportações do país estão sujeitas a essas certificações. Como resultado da Convenção, objetiva-se construir um plano de ação a fim de promover um comércio internacional mais sustentável, além de desenvolver parcerias para o atendimento da Agenda 2030 com foco no comércio e nas NVS.

A Apex-Brasil apoia essa iniciativa por meio de participação da representante da Agência, Camila Meyer, no painel “Normas Voluntárias de Sustentabilidade no setor de Alimentos e Agricultura”. Também estarão presentes o representante da FAO, Ahmad Mukhtar, que será o moderador do painel, e Lúcia Helena Wadt, da Embrapa, convidados pela Apex-Brasil.

O evento está aberto à participação de todos que tiverem interesse e que queiram contribuir para a discussão do tema.

Inscreva-se aqui.